CORONAVÍRUS

Geral

Confira as lojas que podem abrir nesta quarta-feira nos municípios com alto risco de contaminação

As regras são válidas para as cidades da Grande Vitória, além de Boa Esperança, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy e Santa Teresa

Foto: Reprodução TV Vitória

Além dos estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados e farmácias, seguindo o decreto do governo do Espírito Santo, por ser dia ímpar do calendário, nesta quarta-feira (03), podem funcionar as lojas de produtos de consumo não pessoal, como eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática.

A regra é válida para as cidades consideradas com risco alto de contaminação para o novo coronavírus. De acordo com a atualização mais recente do Mapa de Risco, 12 cidades fazem parte da lista: Boa Esperança, Cariacica, Fundão, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Nos dias pares no calendário, está liberado o funcionamento das lojas de produtos de consumo pessoal, tais como vestuário, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, pet-shops, artigos esportivos e similares.

No caso de estabelecimentos que associem a comercialização de produtos de consumo pessoal e não pessoal, a loja deverá adotar um critério de predominância para os dias de funcionamento, seja em dias ímpares ou pares. Todas as lojas poderão realizar o serviço de delivery ou retirada do produto pelo cliente com hora marcada, sem limitação de dias e horários.

Já os restaurantes poderão efetuar o atendimento presencial de segunda à sexta-feira, limitado ao horário das 10:00 às 16:00. Aos finais de semana, os mesmos podem funcionar apenas pelo serviço de entregas.

Para todos os estabelecimentos e serviços, é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa. Vale ressaltar que o equipamento se tornou obrigatório em todo o Espírito Santo.

Vale ressaltar que nos demais municípios capixabas, considerados de risco leve e moderado, as atividades comerciais funcionam em horários especiais e diversas regras são obrigatórias, como o uso de máscara por funcionários e clientes, além da higienização constante dos locais.

Pontos moeda