Geral

Dicas de leitura de escritores capixabas movimentam quarentena

As indicações são diversas e contemplam os gêneros de romance, infantil e até uma passagem pela história do Espírito Santo

Foto: Divulgação

Para passar o tempo neste momento de isolamento, nada melhor do que viajar na história de um bom livro. Nesta semana, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), traz no quadro "O que estou lendo nesta quarentena?" três escritores dando dicas de leituras.

As indicações são diversas e contemplam os gêneros de romance, infantil e até uma passagem pela história do Espírito Santo.

Nesta semana, o escritor Anaximandro Amorim indica o livro "A Capitoa" (de Bernadette Lyra). Karina de Rezende-Fohringer, atualmente residindo na Áustria, fala sobre "Que panela esquisita, Vovó Rita!" (de Ercilia Simões Braga). Já Antonio de Pádua Ferreira Gurgel traz uma leitura apaixonante de "Paixão Índia - A verdadeira história da Princesa de Kapurthala" (de Javier Moro). Para conhecer mais sobre os livros, acesse o vídeo e veja o que dizem os escritores.

Clique aqui para assistir às indicações

A ação "O que estou lendo nesta quarentena?" faz parte do projeto Viagem pela Literatura, desenvolvido há 25 anos e premiado nacionalmente pelas ações que incentivam a leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória e são disponibilizados toda quarta-feira.

Foto: Divulgação

Escritores

Anaximandro Amorim nasceu em 1978 e é advogado, professor e escritor. Membro da Academia Espírito-Santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, da Academia de Letras de Vila Velha, além de outras instituições culturais do Espírito Santos.

Constam entre as obras do escritor: Brasil de Ontem, Hoje e Sempre (poemas, 1994); Asas de Cera (infantojuvenil, 1995); Concupiscência (romance, 2003); A história de um sobrevivente (autobiografia, 2010); O livro dos poemas (poemas, 2013); A vida depois da luz (autobiografia, 2015); O breviário do silêncio (poemas, 2018); e A obscuridade (romance, 2018).

Karina de Rezende-Fohringer é doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professora de Português como Língua de Herança (POLH) da Baixa Áustria desde 2017 e foi docente no Centro de Traduções (Departamento de Português) da Universidade de Viena.

É membro da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e Presidente Vitalícia da Academia Maria Antonieta Tatagiba (ES).

Em sua autoria, estão: Alma de Flor: Maria Antonieta Tatagiba - vida e obra; O papel da mulher e a mulher de papel: vida e obra de Maria Antonieta Tatagiba; Chrysallida: vida e obra de Guilly Furtado Bandeira; e de três livros de poesia: Sentidos, Horas verdes e Revelações da Estrela Prometida (em parceria com o fotógrafo Gabriel de Rezende).

Antonio Gurgel atuou como jornalista em vários veículos de comunicação em Brasília, Vitória e Rio de Janeiro, como A Gazeta, O Globo, Correio Braziliense e outros.

Como escritor, já escreveu e/ou editou mais de 60 obras, dentre elas: O senhor das orquídeas (sobre a vida e a obra de Roberto Kautsky); A Rebelião dos Estudantes; Trilhos do Brasil; Crônicas de Vitória, O Diário da Rua Sete, São Pedro Vitória – um exemplo para o mundo, A Comissão Justiça e Paz no Espírito Santo, entre outros.


Pontos moeda