• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Inquérito Sorológico: última fase que deve testar seis mil pessoas no ES termina nesta quarta

Geral

Inquérito Sorológico: última fase que deve testar seis mil pessoas no ES termina nesta quarta

A etapa anterior apontou uma prevalência de 7,36% da população infectada, o que representa uma estimativa populacional de 295.773 pessoas

Foto: TV Vitória

Termina, nesta quarta-feira (24), a quarta e última fase da testagem do inquérito sorológico, que é realizada em 19 municípios do Espírito Santo. A pesquisa é uma campanha de testagem da população  para detecção de anticorpos do novo coronavírus.

Esta etapa é realizada nas cidades de Afonso Cláudio, Alegre, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória. A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é que mais de seis mil testes sejam realizados.

Para esta etapa, foram acrescidos mais oito setores censitários que serão distribuídos em Cariacica, Vila Velha e Serra. Essa novidade visa também ampliar a estratégia de testagem à população que vive em regiões de menor infraestrutura. “Queremos entender também se há fatores de prevalência de um bairro para outro e se as diversas condições de moradias existentes podem estar associadas a prevalência da Covid-19”, explicou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Resultados

No último dia 13 de junho, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou os resultados da terceira etapa do inquérito sorológico, quando foram realizadas 6.349 testagens entre a população sorteada, pessoas que têm contato com o sorteado positivo e de pesquisadores.

O estudo apontou uma prevalência de 7,36% da população infectada, o que representa uma estimativa populacional de 295.773 pessoas no Estado que tiveram contato com o vírus.

A estimativa populacional mais que triplicou comparada aos resultados da primeira etapa do Inquérito Sorológico, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, que apontou a prevalência de 2,1% da população infectada e uma estimativa 84.391 pessoas no Estado. Na segunda etapa a prevalência foi de foi de 5,14% da população infectada e uma estimativa 206.559 pessoas.

*As informações são da Secretaria de Saúde