• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Serviços não essenciais não devem abrir aos fins de semana, determina Prefeitura de Linhares

Geral

Serviços não essenciais não devem abrir aos fins de semana, determina Prefeitura de Linhares

Além disso, alguns seguimentos vão funcionar em horários alternados

Foto: Secom/PML
Centro de Linhares.

A parte do comércio considerada como não essencial não vai mais abrir aos fins de semana. É o que determina a Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo. A medida segue um decreto do governo estadual, publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado (30).

De acordo com a decisão da prefeitura, serviços não essenciais, como material de construção, loja de carros e vestuário (detalhes abaixo), não devem abrir as portas aos sábados e domingos. A decisão já está em vigor. Ou seja, neste fim de semana já não funcionam.

Para os setores do comércio que já vinham funcionando durante a semana (detalhes abaixo), a prefeitura também fez novos ajustes. Parte das lojas começa a funcionar às 8h e segue com os trabalhos até às 14h. Outros seguimentos, de 10h até 16h. Todos de segunda à sexta-feira. A medida começou a valer nesta quarta-feira (3).

Segundo a prefeitura, os serviços de delivery poderão funcionar normalmente. O cliente também vai poder retirar o pedido na área externa do estabelecimento, mas as recomendações da Vigilância Sanitária devem ser seguidas, como a higienização correta das mãos e de equipamentos utilizados para pagamento. Setores considerados essenciais, como farmácias e supermercados, continuam abrindo normalmente.

Linhares, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nessa terça-feira (2), tem 213 casos confirmados de coronavírus e oito mortes por causa da doença. Dois óbitos foram registrados nessa terça.

Blocos de funcionamento

A Prefeitura de Linhares classificou os setores do comércio e os dividiu em blocos. O bloco 1, por exemplo, é dos serviços considerados essenciais como farmácias, drogarias, comércio atacadista, distribuidoras de gás, de água e de energia, prestadoras de serviços de internet, supermercados, padarias, açougues, mercearias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados de animais, postos de combustíveis, lojas de conveniências, casas lotéricas, revendas agropecuárias e congêneres, armazéns gerais, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas, oficinas de máquinas agrícolas, lavanderias, laboratórios, clínicas, hospitais, consultórios médicos, odontológicos, fisioterápicos e demais serviços de saúde, serviços advocatícios e contábeis hotéis e pousadas, transporte de passageiros e de entrega de cargas, imprensa, instituições financeiras e seus correspondentes, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, bancas de jornais e revistas.

Já os setores do bloco 2 são aqueles que devem funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Estão neste grupo lojas de vendas de materiais de construção, de ferragens, ferramentas, material elétrico, material hidráulico, tintas, vernizes e materiais para pintura, pedras ornamentais e de revestimento, tijolos, vidraçaria, madeira e artefatos de cimento, lojas de vendas de peças automotivas, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônico, papelarias, livrarias, lojas de celulares, prestadores de serviços de eletrônicos e acessórios, informática, artigos para escritório, estúdios de revelação e impressão fotográficas, gráficas, copiadoras, papelarias, livrarias e colchões.

Os seguimentos do bloco 3 são os que vão abrir às 10h e fechar às 14h, sempre de segunda à sexta-feira. Seguem a norma lojas de vestuário, cama, mesa e banho, artigos esportivos, utilidades do lar, calçados, bolsas e demais acessórios, tecidos, armarinhos, cosméticos e perfumarias, joalherias e bijuterias, óticas, floricultura, artigos para festas, chocolates, bombonieres e lojas de vendas de veículos automotores, açaiterias, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e sorveterias.

Lembrando que os setores dos blocos 2 e 3 não devem abrir aos sábados.