Geral

Uber lança ferramenta de gravação de áudio durante corridas em Vitória. Saiba mais!

Denominada como U-Áudio, a ferramenta permite a gravação sonora da viagem para reportar qualquer tipo de acontecimento que tenha sido desconfortável


Foto: Marcelo Casal jr/ Agência Brasil

A Uber lançou, nesta segunda-feira (29), a ferramenta U-Áudio em Vitória. Por meio do recurso, usuários e motoristas da plataforma podem gravar o áudio de uma viagem dentro do aplicativo e usar o arquivo para reportar qualquer acontecimento que tenham se sentido desconfortáveis.

A ferramenta, que foi lançada como piloto em algumas cidades em fevereiro, pode ser acessada agora na capital do Espírito Santo por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma viagem. Após o encerramento da viagem ou por meio do histórico, tanto o usuário quanto o motorista poderão relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo com o áudio. Este conteúdo é criptografado, permanece armazenado no dispositivo de quem fez a gravação e não pode ser acessado por ninguém. A Uber só poderá acessá-lo se ele for compartilhado por usuário ou motorista como parte do relato.

Foto: Divulgação/Uber

Uma vez enviado aos agentes de atendimento da Uber, a gravação de áudio será analisada e usada para ajudar a entender o incidente reportado. A gravação pode auxiliar no processo de tomada de decisão para a desativação do motorista ou usuário que tenha tido interações inadequadas de acordo com o Código de Conduta da Uber. O conteúdo permanece no celular por sete dias e é deletado automaticamente após esse período.

O arquivo também poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com o devido processo legal. Todos os usuários e motoristas serão informados que o recurso está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Além disso, somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto só pode ser feito após a denúncia com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a plataforma.

"Neste período de isolamento social seguimos trabalhando tendo a segurança como uma prioridade, tanto do ponto de vista sanitário, como no desenvolvimento de ferramentas que trazem mais tranquilidade aos nossos motoristas e usuários. O U-Áudio já era realidade em algumas cidades e vem como um recurso extra para nos ajudar a entender o que ocorreu durante uma viagem. Vale destacar que esse conteúdo fica criptografado no dispositivo e só conseguimos ouvir quando o motorista ou usuário nos enviam junto a uma denúncia.", explica Marcello Azambuja, Diretor da Uber Tech Center no Brasil.

Pontos moeda