Geral

Vacina de dose única chega ao ES: mais de 31 mil doses serão aplicadas na Grande Vitória

Além das doses da Janssen, outras 65.200 Coronavac e 47.970 da Pfizer foram entregues na manhã desta quinta (24)

Foto: Divulgação/ Sesa

O Espírito Santo recebeu no fim da manhã desta quinta-feira (24), 31.550 da vacina da Janssen (Johnson & Johnson), que é aplicada em dose única. Além disso, o Estado recebeu também 65.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) e 47.970 da Pfizer/BioNTec, totalizando 144.720 doses de vacina contra a covid-19.

As doses do imunizante da Johnson & Johnson, para este primeiro momento,  devido ao quantitativo e a especificidade da data de validade – ampliada para 08 de agosto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será direcionada aos quatro municípios de maior população na Grande Vitória: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.

Em remessas futuras, as doses serão proporcionalmente distribuídas aos demais municípios, tal qual ocorrem as distribuições dos demais imunizantes.

Todas as doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e a distribuição realizada aos municípios da Região Metropolitana e às regionais de saúde Central, Norte e Sul a partir da manhã desta sexta-feira (25).

Incorporação da Janssen ao PNI

A vacina da Janssen é o quarto imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do PNI no enfrentamento à covid-19 no Brasil.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a inserção deste novo imunizante ao SUS traz perspectivas ainda mais positivas para a cobertura vacinal capixaba.

“É uma vacina com esquema em dose única, que para uma campanha de vacinação do tamanho da covid-19 é extremamente importante, pois auxilia na redução da taxa abandono do esquema vacinal, na possibilidade de vacinar mais pessoas de uma única vez, além de possibilitar o aumento da cobertura vacinal”, explicou a coordenadora.

Aplicação da Pfizer e Coronavac 

As vacinas Pfizer serão destinadas à aplicação de primeiras doses no público geral por faixa etária e nos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNI) contra a covid-19 em andamento no Estado.

Leia mais: Covid-19: Vila Velha abre mais de 10 mil vagas de agendamento para a vacina nesta quinta

As doses da Coronavac serão utilizadas para complementar as segundas doses dos esquemas em atraso, finalizando 100% desse atendimento, além de poder dar início a pouco mais de 9 mil novos esquemas (com a segundas doses já asseguradas). 

Já para as doses da Janssen, ficou pactuado entre Estado e municípios o envio destinado ao público geral por faixa etária.




Pontos moeda