Geral

Bike VV terá bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência

A iniciativa pretende inserir bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, física ou mental

O Projeto Bike VV será lançado com um bicicletário adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O número de bicicletas ainda não foi definido.

O projeto foi alvo de uma consulta pública onde mais de 400 munícipes puderam opinar diretamente no portal da Prefeitura de Vila Velha, na internet. A moradora de Itapuã, Adriana Mascarenhas, 41 anos, é deficiente visual e acredita ser essencial esta adaptação. “Não é apenas para o deficiente visual, mas para quem tem a mobilidade reduzida por algum outro problema,” afirma.

O projeto é abrangente em termos de sociedade e quer criar mecanismos para todos, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU), Antônio Marcus Carvalho Machado. “A bicicleta dupla permite este acesso, pois estas pessoas vão estar sempre acompanhadas. Elas também poderão ser utilizadas por casais ou mães com crianças”.

Os espaços públicos poderão ser inclusivos e palco também da acessibilidade por meio do Projeto Bike VV.

ESTAÇÕES

Atualmente o anel cicloviário de Vila Velha possui mais de 46 quilômetros de ciclovias, dos quais 20,5 quilômetros foram construídos em administrações anteriores do prefeito Max Filho. O anel interliga a orla ao Centro da cidade, passando pelas avenidas Darly Santos e Carlos Lindenberg, além dos ramais nos bairros. Inicialmente, as estações serão instaladas em locais onde há uma estrutura cicloviária, como na orla, Centro da cidade e na Glória.

Pelo sistema de compartilhamento, primeiro os usuários fazem um cadastro, depois retiram e devolvem as bicicletas utilizadas nos trajetos entre as estações. A utilização da bicicleta é tarifada depois de percorrido um período de gratuidade que ainda será definido.
Pontos moeda