Geral

Aeroporto de Vitória é eleito o melhor do país com fluxo de até 5 milhões de passageiros ao ano

A pesquisa avalia os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de viajantes

O novo Aeroporto de Vitória / Eurico de Aguiar Salles (ES) foi eleito o melhor terminal aeroportuário com capacidade de receber a até cinco milhões de passageiros por ano. Os dados, relativos ao 2º trimestre, são da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, divulgada nesta terça-feira (31), em Brasília, pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Com pontuação de 4,59 numa escala onde a nota máxima é 5, o terminal de Vitória ficou também conquistou o segundo lugar como o mais bem avaliado da Rede Infraero, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena - São José dos Pinhais (PR), que concorreu na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano. A pesquisa avalia os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de viajantes.

Considerando a classificação geral dos aeroportos, nos meses de abril, maio e junho, o Eurico de Aguiar Salles saiu à frente dos outros 19 terminais pesquisados em cinco dos 37 indicadores avaliados: tempo de fila na inspeção de segurança (nota 4,81); disponibilidade de assentos na sala de embarque (nota 4,75); velocidade de restituição de bagagem (nota 4,72); tempo de fila no check-in (nota 4,70); e limpeza dos sanitários (nota 4,56).

Além dos itens citados, o Aeroporto de Vitória foi bem avaliado em mais 14 itens no geral e saindo à frente quando se trata da categoria com até cinco milhões de passageiros, com destaque para os resultados de limpeza geral do aeroporto (nota 4,72); cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (nota 4,71); confiabilidade da inspeção de segurança (nota 4,60); conforto térmico (nota 4,60); facilidade de desembarque no meio-fio (nota 4,58); conforto acústico (nota 4,56); qualidade da sinalização do aeroporto (nota 4,49); e disponibilidade de sanitários (nota 4,46).

Aeroporto moderno

Quatro meses após a inauguração, o novo Aeroporto de Vitória se tornou, em termos de infraestrutura, um dos mais importantes e modernos do país. Com um terminal quase cinco vezes maior e capacidade para 8,4 milhões de passageiros por ano, os viajantes e companhias aéreas têm suas atividades atendidas pelos próximos 15 anos, de acordo com a estimativa de demanda local. Inaugurado no dia 30/3 deste ano, o complexo oferece muitas facilidades para quem chega ou parte do Espírito Santo por via aérea.

No mês de junho de 2018, o terminal capixaba registrou aumento de 0,57% na movimentação de passageiros, em comparação com o mesmo período de 2017. Em junho de 2017 embarcaram e desembarcaram 240.771 passageiros, já em junho de 2018 foram 242.149, com voos operados pelas empresas aéreas Gol, Latam, Azul e Avianca Brasil.

Para garantir uma boa experiência aos usuários do terminal, a Infraero oferece um mix comercial com 42 lojas que se dividem nos ramos de alimentação, varejo, locadoras de veículos e serviços.

Pontos moeda