Geral

Aeroporto passa por testes para liberação da nova pista na próxima semana

A instalação do equipamento foi concluída no início deste mês e o teste deve ser realizado por um avião da Força Aérea Brasileira

Na próxima semana, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve fazer um voo teste para homologação de um dos equipamentos necessários para a liberação da nova pista do Aeroporto de Vitória, inaugurado em março deste ano. A instalação do equipamento, conhecido como PAPI, foi concluída no início deste mês.

Segundo a Infraero, o PAPI é um sistema de auxílio visual à navegação aérea, formado por quatro aparelhos de iluminação. Estes itens informam aos pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso.

A Infraero também informou que a documentação para que a Força Aérea Brasileira faça as análises necessárias para a homologação do sistema de auxílio para pousos e decolagens na nova pista também já foi encaminhada.

Apesar de a data para a realização do teste não ter sido divulgada, a previsão é de que isso aconteça na próxima semana por uma aeronave da FAB.

Atualmente, a restrição temporária afeta pousos de aeronaves comerciais regulares. Aviões de menor porte podem fazer pousos na nova pista, que tem pouco mais de dois mil metros de extensão.

Pontos moeda