Geral

Esgoto continua sendo lançado na Praia do Riacho em Guarapari

De acordo com a Prefeitura, o ponto deveria escoar apenas água da chuva, mas ligações irregulares de esgoto na galeria causam o problema.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
O esgoto chega pela galeria pluvial até a Praia do Riacho. Um problema antigo.

Após grande destruição causada pela erosão e pelo avanço do mar na Praia do Riacho, em Guarapari, uma obra emergencial recuperou a orla que, agora, está em fase de finalização. Apesar das intervenções, esgoto continua sendo lançado no local. Um problema antigo. “Antes existia um riacho que desaguava no mar, que depois recebeu manilha para drenagem. Só que desde então, é esgoto que sai ali”, contou Luciano Costa, professor de Educação Física.

Sobre isso, procuramos a Prefeitura, que explicou que o ponto em questão se trata de uma galeria de drenagem pluvial, devendo lançar na praia apenas água da chuva, e que o esgoto é proveniente de ligações irregulares. Em nota, acrescentou: “Infelizmente, muitos moradores não têm a consciência do impacto ambiental que é causado quando se joga efluente doméstico dentro da drenagem pluvial. O município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, está realizando um trabalho de fiscalização dentro do programa ‘Se Liga na Rede’. As ações fiscalizatórias têm sido intensificadas na região, porém, a quantidade de pessoas que realizam ligações irregulares é muito grande. A partir do momento que não se adequarem no prazo estipulado, será realizada a penalização de multa e as sanções previstas na legislação”.

Pavimentação - A Av. Oceânica, que chegou a ser extinta no trecho que fica em frente à praia, foi reconstruída. De acordo com o município, a continuação dela (rua lateral) entrará na verificação de viabilidade para ser contemplada em futuras ações de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras.

Pontos moeda