ADOTE UMA CAUSA

Geral

Instituto Americo Buaiz celebra 1 ano de atuação com quatro instituições apoiadas

No primeiro ano, foram quatro instituições capixabas apoiadas: Centro de Acolhida Monsenhor Alonso, Instituto João XXIII, Secri e Associação Albergue Martim Lutero.

O lançamento do Instituto Americo Buaiz aconteceu em 4 de julho de 2017

O Instituto Americo Buaiz (IAB) completa um ano de atuação com muitos motivos para comemorar. Com a missão de apoiar o desenvolvimento social no Espírito Santo, o IAB trabalha em prol da ética, da promoção da cidadania, da defesa dos direitos humanos e já coleciona bons resultados.

No primeiro ano, foram quatro instituições capixabas apoiadas. A primeira ação voluntária foi realizada com os idosos do Lar Monsenhor Alonso, no Parque Moscoso, em Vitória. Eles tiveram uma tarde animada com os voluntários do jornalismo da Rede Vitória de Comunicação. Esta foi a primeira ação da equipe e não faltou alegria, disponibilidade e diversão.

O segundo instituto apoiado pelo IAB foi o João XXIII. Um projeto que já retirou quase 3 mil crianças e adolescentes do risco social, em Vitória. Ao todo, o projeto retirou 2,7 mil crianças e adolescentes do risco social, que é o principal objetivo do João XXIII. Adriana Giuberti acompanha o resultado do projeto idealizado pelos pais há 18 anos. 

A terceira instituição apoiada pelo IAB foi o Serviço de Engajamento Comunitário – Secri, uma entidade que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, despertando a consciência crítica por meio da promoção humana. 

A quarta entidade foi a Associação Albergue Martim Lutero, que tem por missão acolhe e auxiliar pessoas por meio da assistência à saúde, contribuindo para uma relação saudável de cada indivíduo consigo, com o próximo e com o meio ambiente. 

O apoio continua
Durante os meses de julho e agosto, a entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz será o Instituto Ponte, que tem como missão dar oportunidade de educação de qualidade ara adolescentes e famílias de baixa renda.

"O Instituto Ponte é uma organização social que valoriza o talento de adolescentes e jovens. Eles descobrem esses adolescentes e jovens talentosos nas escolas públicas e dão todo um apoio com a parte de assistência social, aulas de reforço, além de bolsa integral nos cursos de inglês e cursos internos também", destaca a gerente executiva do IAB, Cristina Barbiero Moraes.

Segundo ela, o Instituto Americo Buaiz avalia o perfil das instituições individualmente para propor ações que possam divulgar o trabalho de cada uma delas.

"Quando a gente apoia uma instituição, temos várias frentes de ajuda e fazemos também algumas campanhas quando percebemos que eles precisam de algo. Cada entidade, a gente avalia o perfil e propõe alguma forma de visibilidade para divulgar o trabalho da instituição. Temos também as frentes que são relacionadas ao voluntariado corporativo, sempre fazemos uma ação com os nossos funcionários, por exemplo, e temos o portal do voluntário no site do Instituto", concluiu. 

O diretor do Instituto Americo Buaiz e diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado, destaca o propósito do Instituto, que é o de apoiar entidades que estão realizando ações sociais com qualidade. Desta forma, o instituto auxilia na divulgação dos projetos já desenvolvidos para despertar nas pessoas o voluntariado e a contribuição com as entidades.

"Tenho certeza que o trabalho desenvolvido neste um ano do instituto demonstra que estamos no caminho certo", garante Fernando Machado. 

Sobre o Instituto Ponte
O Instituto Ponte tem como missão dar oportunidade de educação de qualidade para adolescentes de famílias de baixa renda. Quem tiver interesse em ajudar, pode dar materiais didáticos e uniformes das escolas e dos cursos de Inglês parceiros e vale-transporte, além de livros infantojuvenis em bom estado. 

Resultados
Em 2017, foram 85 alunos atendidos, o que representa um crescimento de 40% em relação a 2016. A média escolar dos alunos do Instituto Ponte nas instituições de ensino particulares foi de 8,6 em 2017, sendo que 91% deles tiraram notas acima da média da turma em que estudam. 

Ao todo, são 16 escolas parceiras, sendo 10 entre as que têm melhores resultados no Enem no Espírito Santo e 55% dos alunos foram destaque em Olimpíadas Acadêmicas nos 3 anos do Instituto Ponte.

Pontos moeda