Geral

Oficina de Dança Italiana resgata tradição da região serrana

As aulas fazem parte das oficinas oferecidas pelo Festival de Inverno

As aulas de dança italiana e dança alemã abriram a programação de oficinas do 25º Festival de Inverno entre os dias 30 de junho e 1º de julho; e 7 e 8 de julho, em Pedra Azul e Sede, respectivamente.

Os alunos farão parte das apresentações do festival e, por isso, o método foi intensivo, para otimizar o curto período de treinamento. As aulas misturaram partes teóricas e práticas, para que os participantes entendessem a importância que cada dança representa e executá-la da forma correta e artística.

A oficina foi aberta a coordenadores de grupos de dança ou associação italiana, no total foram cerca de 22 participantes nesse ano. Eles tiveram a oportunidade de assistir palestras com assuntos como postura dos dançarinos em eventos, canto coral, inserção de músicos para apresentações ao vivo e geografia italiana. Já na parte prática, foram aulas de 24 danças das regiões: Vêneto, Trentino Alto Adige, Friuli Venezia Giulia e Molise, muitas delas tinham cantos e foi necessário desenvolver o dialeto Vêneto

Patrick Campos, professor responsável pelas oficinas, destacou que os capixabas curtiram muito as aulas. “Tive muitos retornos dos grupos e entidades que estiveram presente, a galera aqui do Espírito Santo é sempre muito receptiva e muito carente de informações sobre sua cultura. Percebo que mesmo assim, eles sempre se dedicam muito em eventos como esses. As aulas tiveram uma ótima aceitação e muitos elogios”, afirmou Patrick. 

Pontos moeda