ADOTE UMA CAUSA

Geral

Programa do Instituto Ponte é a ligação entre o sonho do estudante ao futuro profissional

O projeto, desenvolvido em Curitiba, em 1993, foi implementado no Espírito Santo em 2014 e já apresentou resultados satisfatórios para os estudantes

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação - Instituto Ponte

Para muitas pessoas, o caminho entre o sonho profissional durante a infância e a realização profissional na vida adulta possui muitas dificuldades. Mas tudo pode ficar mais fácil quando existe alguém disposto a ser o elo durante esta caminhada: uma verdadeira Ponte.

Este é um dos programas desenvolvidos pelo Instituto Ponte, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz. O projeto, desenvolvido em Curitiba, em 1993, foi implementado no Espírito Santo em 2014 e já apresentou resultados satisfatórios para os estudantes.

O programa oferece acompanhamento para o aluno desde o Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Superior, com uma formação acadêmica de qualidade. Os estudantes também recebem o aprimoramento das habilidades socioemocionais, dos aspectos de cidadania e solidariedade, para que se tornem possíveis agentes de transformação social.

De acordo com a assistente social Meirielly Santos Martinelli,  atualmente são 85 alunos atendidos pelo programa. Destes, 56 já estão estudando em escolas particulares parceiras do instituto. "O Ponte é uma organização para quem realmente gosta de estudar. Não é todo aluno que se identifica com o projeto", afirma.

Para se inscrever, o aluno precisa estar cursando o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas existentes na Grande Vitória, na qual as famílias sejam de baixa renda. Ele também precisa se enquadrar em alguns critérios, como residir em cidades da Grande Vitória, rendimento escolar superior a 70% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assiduidade escolar acima de 90% e renda familiar de 1,5 salário mínimo por membro da família.

No primeiro ano de atendimento, os selecionados continuam na escola atual e, no contraturno escolar, passam por aulas de Português, Matemática, Desenvolvimento Pessoal, Hábitos de Estudos e Leitura Viva. Os estudantes também já são inseridos nos cursos de Inglês.

Segundo a assistente social, o aluno recebe atendimento por cerca de 12 anos, sendo acompanhado por vários profissionais. "O instituto dispõe de psicologa, assistência social, cursos para pais, visitas monitoradas. Durante o Ensino Médio, eles também participam de vários cursos preparatórios", explica.

Conheça mais sobre o Programa Bom Aluno

Quem tiver interesse em ajudar qualquer programa do Instituto Ponte, pode doar materiais didáticos e uniformes das escolas e dos cursos de Inglês parceiros, bem como vale-transporte. Livros com temáticas infantojuvenis em bom estado também podem ser entregues. O telefone é (27) 2233-6363.

Instituto Ponte

A missão da instituição é dar oportunidade de educação de qualidade para adolescentes e famílias de baixa renda. O Instituto Ponte é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atua com transparência e meritocracia focada em resultados.

Somente no ano passado, 85 alunos foram atendidos pela entidade. O número representa um crescimento de 40% em relação ao serviço executado 2016. A média escolar dos alunos atendidos pelo Instituto Ponte em escolas particulares foi de 8,6 em 2017, sendo que 91% deles tiraram notas acima da média da turma em que estudam.

No total, são 16 escolas que firmaram parcerias com o Instituto Ponte. Destas, 10 estão entre as que têm melhores resultados no Enem no Espírito Santo. Em olimpíadas acadêmicas, 55% dos alunos foram destaque nos 3 anos de atuação da entidade.

Pontos moeda