TRANSFORMAÇÃO

Geral

Programa Ocupação Social vai receber R$ 100 milhões em investimentos nos próximos anos

Voltado para jovens entre 15 e 24 anos, o Programa Ocupação Social atende 26 bairros de todo o Estado

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
O projetos "Transformando com Arte" tem mudado a vida e a educação dos estudantes do bairro Nova Rosa da Penha II, em Cariacica | Foto: Reprodução TV Vitória

Com a realização do Projeto Ocupação Social, a união de esporte e educação, cursos profissionalizantes e o primeiro emprego, projetos sociais e cultura, ajudam a transformar a vida de jovens em situação de risco em todo o Espírito Santo.

E quem também ajuda a fazer a diferença é a diretora escolar Josemara Soares. Moradora de Cariacica, foi no ambiente escolar que ela se inspirou e decidiu seguir na educação para inspirar muitos outros indivíduos. 

O amor pela profissão fez a diretora perceber que era preciso fazer ainda mais. "A gente possui um trabalho para combater a evasão escolar e praticamente zeramos os índices negativos. Nosso maior objetivo é tornar a escola atrativa e melhorar a aprendizagem dos alunos", garante Josemara.

A ação tem mudado a vida e a educação dos estudantes do bairro Nova Rosa da Penha II. "A gente tem um grande carinho pela comunidade e apoiamos todos os projetos que vem de encontro a melhorar a vida dos moradores e dos alunos. E a escola está sempre de portas abertas para esse tipo de ação", ressalta.

Um dos projetos sociais desenvolvidos na escola é o Transformando com Arte, que atende a cerca de 35 alunos. Lá, crianças e adolescentes entram sem nenhuma intimidade com instrumentos musicais, mas saem com o aprendizado musical e muitos planos para o futuro. 

Futebol e educação

Quem também procura inspirar através do esporte é o Roniel Mônica. Há três anos ele fundou uma associação esportiva que atende a diversos jovens. Lá, os ensinamentos vão muito além do futebol. "Nosso objetivo não é formar atletas, mas cidadãos, pessoas de bem. E assim, combater a vulnerabilidade social", afirma Roniel. 

Ocupação Social

Voltado para jovens entre 15 e 24 anos, o Programa Ocupação Social atende 26 bairros de todo o Estado e vai receber nos próximos cinco anos investimentos que ultrapassam os R$ 100 milhões.

Segundo Leonardo Oggioni, Secretário de Direitos Humanos do Governo do Estado, o programa faz parte da política prioritária do Governo, sendo voltado para bairros com grande vulnerabilidade social. "Com o Ocupação Social estamos levando oportunidades, qualificação e projetos sociais, através de parcerias, para todo o Estado". 

Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o projeto  trata-se de um programa de oportunidades, por meio de ações que garantam a promoção e a defesa de direitos humanos.

Confira a reportagem do 'Balanço Geral ES' sobre o projeto:


Pontos moeda