Geral

Quase 4 mil motoristas já solicitaram a CNH Digital no ES

O Detran informou que aqui no Estado, o acesso ao serviço não tem custos

Quem possui o QR Code impresso na CNH pode solicitar o serviço / Foto: Reprodução

Disponível para os condutores capixabas desde janeiro deste ano, a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já foi aderida por 3.900 condutores registrados no Espírito Santo. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o acesso ao serviço não tem custos no Estado e, para solicitá-lo, o condutor precisa ter na sua CNH impressa o QR Code, que consta nas habilitações emitidas pelo órgão a partir de 1º de maio de 2017.

Segundo o Detran, o serviço é opcional e funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pelas lojas de aplicativos para Android e IOS. Desde maio do ano passado, segundo informações do órgão, 411.066 CNHs foram emitidas no Espírito Santo até o primeiro semestre deste ano. Desse total, 3.900 condutores se cadastraram no serviço.

A CNH Digital é reconhecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pode ser aceita como documento oficial no momento do embarque de voos domésticos. A carteira já é aceita pelas maiores companhias do País, como Latam, Gol, Avianca, Passaredo e Azul.

Cenário nacional

No Brasil, apenas 0,36% dos motoristas têm a CNH digital, o que corresponde a 247,6 mil pessoas. A nova versão do documento passou a ser emitida progressivamente desde outubro. E desde o começo do mês, é disponibilizada em todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do País.

Um dos motivos para a baixa adesão é que o documento só pode ser emitido à distância se o motorista tiver uma CNH com QR Code e também um certificado digital, que é pago. O custo desse documento costuma ser de R$ 100. Quem ainda tem a versão antiga da habilitação, deve pedir uma segunda via impressa, para ter uma CNH com o QR Code (não é preciso esperar a CNH vencer para solicitar a segunda via do documento). Depois, é preciso fazer um cadastro no site do Detran e ir a uma unidade do departamento de trânsito para confirmar os dados.

As exigências para obter o documento digital também são criticadas por usuários nas plataformas de download. No Google Play (para Android), o app CNH Digital é avaliado com nota 2,7, não muito diferente da 2,3, apontada por usuários do iTunes. Até 29 de junho, foram mais de 2 milhões de downloads, número 800% maior que o de usuários que efetivamente fizeram a carteira.

Nas plataformas, é frequente a falta de informação sobre a necessidade de ter um certificado digital ou de comparecer ao Detran. Há, também, relatos de dificuldades para instalar e manipular o aplicativo. "A avaliação do aplicativo pode estar associada à impossibilidade do usuário, que ainda não tem a CNH em papel com QR Code", justificou o Serviço Federal de Processamento de Dados, responsável pelo aplicativo, por meio de nota. Segundo o Serpro, uma versão 2.0 do CNH Digital será lançada no segundo semestre e vai contemplar também a documentação do veículo.

Pontos moeda