Geral

Simulador que permite pilotar avião é aberto à visitação em Vitória

O aviate simulator foi construído pelo capixaba Valmir Freitas e está aberto à visitação no Aeroporto de Vitória

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Facebook 

Quem nunca andou de avião e tem vontade de saber qual a sensação de estar nas nuvens, já tem a oportunidade de sentir aquele friozinho na barriga que dá quando a aeronave está prestes a decolar. E se o medo de altura for um empecilho, não precisa nem se preocupar porque a experiência não é nas alturas, é no térreo. Mais especificamente, no pátio do Aeroporto de Vitória.

O aviate simulator, construído pelo capixaba Valmir Freitas, de 46 anos, está aberto à visitação no local desde a última semana e oferece aos visitantes a sensação de decolar e pilotar uma aeronave. A construção durou cerca de 8 anos e começou a partir de um sonho de Valmir: ser piloto.

Valmir pilotando o simulador. Foto: Reprodução / Facebook

"Levei oito anos para construir e resolvi fazer isso porque tinha o sonho de ser piloto. Não pude realizar porque precisei parar de estudar para trabalhar, então resolvi ser piloto de alguma maneira e isso, no final, acaba sendo um incentivo também. O projeto envolveu uma série de profissionais, tive parceiros de várias regiões e agora está sendo prazeroso vê-lo exposto", concluiu.

O piloto de aeronave virtual estima que, desde o primeiro dia, cerca de 300 pessoas já passaram pelo local para conhecer o simulador e a expectativa é de que o número aumente ainda mais.

"Para a sociedade, tem sido muito bacana e está proporcionando a oportunidade de as pessoas de pilotarem um avião. A princípio, ficamos 30 dias, mas existe a possibilidade de ficarmos mais tempo também", concluiu.

Segundo a Infraero, o simulador está localizado na área externa do Aeroporto de Vitória, ao lado do terminal de passageiros e já está aberto à visitação. O equipamento faz parte de uma ação comercial eventual, com duração de 30 dias, prorrogáveis por até 90 dias.

Pontos moeda