Geral

TJES diz que antiga sede da Vara da Infância e Juventude está em fase de devolução para a União

O órgão informou que a suspensão dos serviços de vigilância armada no local aconteceu em razão dessa desocupação total do imóvel

O TJ disse que o imóvel foi desocupado após a inauguração do Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória / Foto: Reprodução TV Vitória

Após a equipe da Rede Vitória mostrar a situação do prédio onde há poucos meses ainda funcionava o Juizado da Infância e da Juventude de Vitória, o Tribunal de Justiça do Estado se manifestou sobre o caso. O local, que fica na Vila Rubim, é frequentado por usuários de drogas e moradores de rua e está em situação de abandono.

O Tribunal de Justiça informou, por meio de nota, que o imóvel foi totalmente desocupado pelo poder judiciário estadual, quando foi inaugurado o Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória. O TJ disse que na tarde da última quarta-feira (18), a Polícia Militar e um funcionário do Tribunal de Justiça estiveram no local e o servidor constatou que não há documentos ou pertences do poder judiciário no prédio.

Na manhã desta quinta-feira (19), uma limpeza era feita no local. | Foto: André Vinicius 

Ainda de acordo com o TJ, o prédio está em fase de devolução para a União. Nessa fase, vistorias e avaliações estão sendo feitas para verificar se há necessidade de algumas intervenções antes de se devolver o imóvel.

Confira o vídeo da situação flagrada pela reportagem da Rede Vitória:

O TJ ainda informou que a suspensão dos serviços de vigilância armada no local aconteceu em razão dessa desocupação total do imóvel. O TJ disse que o prédio está sendo monitorado pela Polícia Militar. Essa vigilância será realizada até que o imóvel seja definitivamente devolvido para a União.

Todo o lixo foi encontrado no local / Foto: Reprodução TV Vitória

O local

Além do estabelecimento, diversos pontos comerciais estão fechados na região. Parte da avenida Florentino Avidos, na capital, se encontra totalmente abandonada, com prédios invadidos e depredados. A situação é resultado do constante uso de drogas que ocorre nos arredores do prédio.

Em uma das três entradas do antigo Juizado, ainda está uma placa em comemoração aos 70 anos do órgão, celebrado em 2008. Após 10 anos, o lixo acumulado tomou conta do local.

Na parte externa e no interior do prédio, garrafas plásticas, restos de computador e cacos de vidro. No estacionamento, a situação não é diferente. No local, se encontra também um carro com restrição de furto e roubo, já com vidros quebrados e peças saqueadas.

O prédio possui quatro andares. A equipe de reportagem da Rede Vitória esteve em todos os pavimentos do local, que se encontram tomados pelo mau cheiro e vestígios do uso de drogas.

Um pouco a frente do prédio, se encontra a rua que dá acesso ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. Quem mora ou frequenta a região já conhece a realidade: o local também é ponto frequente de uso de drogas.

Pontos moeda