• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Coronavírus: Viana não registra mortes pela doença há mais de uma semana

CORONAVÍRUS

Geral

Coronavírus: Viana não registra mortes pela doença há mais de uma semana

As informações são do Painel Covid-19 do governo do Estado, atualizado nesta sexta-feira (31)

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O município de Viana não registra mortes causadas pelo novo coronavírus há dez dias. Os últimos óbitos confirmados pela doença na cidade foram contabilizados no último dia 21 de julho. As informações são do Painel Covid-19 do governo do Estado, atualizado nesta sexta-feira (31).

Ainda de acordo com as informações do painel, Viana também é a cidade da Grande Vitória com maior período sem registro de mortes pelo novo coronavírus. As mortes ocorridas neste período em pacientes com sintomas das doenças seguem em investigação.

Para a prefeitura, os dados refletem as medidas adotadas para controle da doença. “Desde o início da pandemia adotamos medidas de prevenção e controle da doença estabelecidas pelo decreto para o enfrentamento da covid-19. Entre essas medidas está o fortalecimento da atenção básica com a chegada de novos médicos, a criação de um processo de triagem nos locais de atendimento em saúde, ampliação de 550% dos leitos de ITU, entre outras medidas”, explica a secretária de Saúde, Jaqueline Jubuni.

Viana é a décima cidade capixaba com maior número de casos da covid-19, com 1.390 casos confirmados, 55 mortes e 804 recuperados. No início do mês, Viana foi a primeira cidade da Grande Vitória a deixar o risco alto de transmissão, conforme o 13º Mapa de Risco. Atualmente a cidade está classificada com risco moderado de transmissão.

Dados atualizados

Em 24 horas, o Espírito Santo registrou 30 novas mortes e 1.406 casos foram confirmados. Com a atualização dos dados, o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 2.544 e o de casos confirmados para 83.292. Ao todo, 67.117 pacientes se recuperaram da doença.

As informações foram divulgadas, por volta das 16h30 desta sexta-feira (31), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, em tempo real.

Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.

Maior número de casos

Vila Velha, com 12.369 casos confirmados, é o município com o maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em segundo lugar aparece Vitória com 11.252 casos e em terceiro lugar está a Serra que já contabiliza 10.585 casos.

Coronavírus

A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Como até o momento não há tratamento específico para a doença, é fundamental manter alguns cuidados como o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a etiqueta respiratória:

- Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

- Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

- Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;