Geral

Cafés capixabas são destaque em evento na Praça do Papa

Produtos das montanhas capixabas e de outras regiões do Espírito Santo serão expostos e comercializados no evento que acontece entre os dias 29 de julho e 1º de agosto

Foto: Reprodução TV Vitória

Além de fonte de energia, o café também é fonte de renda para cerca de 53 mil famílias capixabas que produzem, colhem e comercializam os grãos. Na Feira Sabores da Terra, que acontece entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, na Praça do Papa, em Vitória, estarão expostos cafés especiais plantados de norte a sul do Espírito Santo. A entrada é gratuita.

De acordo com dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), existem 150 mil hectares de café arábica em produção no Espírito Santo, em 48 municípios, com cerca de 53 mil famílias na atividade.

Somente o cultivo do café arábica gera aproximadamente 150 mil empregos diretos e indiretos.

Para o coordenador do evento, Ademir Dadalto, a feira é uma oportunidade de promover a valorização dos produtores capixabas.

“Além de ser um apoio extra para as famílias do interior, que têm sido fortemente impactadas pelo cenário de pandemia, o evento promove um verdadeiro intercâmbio entre o campo e a cidade. Os capixabas poderão apreciar produções de todas as regiões do estado, sem sair da capital”, reforçou.

Produto com valor agregado

Os produtores capixabas têm agregado valor ao café que produzem e, desta forma, colocá-los em evidência nos mercados nacional e internacional.

O trabalho de incentivo desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem impulsionado esse movimento de atribuir qualidade aos grãos capixabas, o que traz reflexos positivos para as famílias que tem a cafeicultura como principal fonte de renda.

Proteção contra a covid-19

Para garantir a proteção dos vendedores e dos visitantes da feira contra o novo coronavírus, diversos protocolos de segurança serão adotados:

- utilização obrigatória da máscara;

- disponibilização de álcool gel em todos os setores, pias e em locais estratégicos para higienização das mãos. 

Além disso, o evento também vai contar com percurso em sentido único.

A entrada é gratuita. A Feira Sabores da Terra acontece entre os dias 29 de julho e 1° de agosto, na Praça do Papa, em Vitória.

Horários:

Quinta e Sexta (29 e 30/07) - das 16h às 22h
Sábado (31/07) - das 10h às 22h
Domingo (01/08) - das 10h às 18h
Pontos moeda