Geral

Professora do ES chama atenção ao se fantasiar de jacaré para tomar vacina contra a covid

Além de comemorar a imunização completa e passar uma mensagem para seus alunos, a professora viu a oportunidade de se manifestar a favor da vacina

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Marilza Do Nascimento/Instagram

Receber a vacina contra a covid-19 tem sido um dos momentos mais aguardados pela maioria das pessoas. Enquanto alguns celebram a imunização, outros aproveitam o momento também para protestar. 

No caso da professora da rede pública, Marilza do Nascimento, de 57 anos, foi um protesto divertido, que chamou atenção de quem estava no local. Ela decidiu deixar as roupas comuns de lado e foi receber o imunizante fantasiada de Cuca, personagem do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato. 

Amante de festas e fantasias, Marilza enfeita as escolas, de Fundão e Serra, em todas as datas comemorativas e não podia deixar de fora esse momento tão importante da sua vida.

Foto: Marilza Do Nascimento/Instagram

"Tomei minha primeira dose em abril, e não queria ir sem deixar uma mensagem. Botei uma camisa exaltando o SUS, peguei um Jacaré de brinquedo  que pertence ao cachorro da minha filha e fui vacinar', contou.

Na hora da segunda dose, ela teve a ideia de se vestir de Cuca. Umas das intenções, era passar uma mensagem para os seus alunos. E, segundo a professora, eles amaram a ideia.

"Sempre a história de Monteiro Lobato é contada e muitas crianças querem ser personagens como a Emília. Quis ser a Cuca e eles adoraram a ideia".

Além de comemorar sua imunização completa, a professora viu a oportunidade de se manifestar a favor da vacina, fazendo referência a fala do  presidente Jair Bolsonaro, dita em dezembro de 2020, quando afirmou que não há garantia de que a vacina não transformará quem a tomar em “um jacaré”.

"Depois da fala do presidente, de que tomar a vacina viraria um jacaré, quis me manifestar para mostrar a importância da vacinação. Fui além, não virei um jacaré, virei uma cuca".

Foto: Marilza Do Nascimento/Instagram

A família dela também a motivou a usar a fantasia. A mãe tem de 93 anos e já foi vacinada. Além disso, vários parentes ficaram em estado grave por causa da covid.

"Meu cunhado e minha irmã chegaram a ser internados por conta do vírus. Eu ficava responsável de receber as notícias dos médicos, isso me dava muito medo. Hoje todos estão bem. Tenho uma mãe de 92 anos e tomo todos os cuidados possíveis, deixando ela isolada do perigo".

Mariza agora quer que as vacinas cheguem para todos. Além disso, pretende festejar o aniversário de 93 anos de sua mãe, mas isso são planos para o ano que vem, se tudo der certo.

"Temos que lutar pela vida e vamos continuar. Ano que vem quero comemorar mais um ano de vida da minha mãe. Tenho fé que vai ficar tudo bem até lá". 

Ações durante a vacinação 

Outras ações foram feitas durante a campanha de vacinação aqui no Espírito Santo: fotos, vídeos, gestos de gratidão e de conscientização.

No mês de junho, um comerciante decidiu surpreender as enfermeiras, no momento da vacinação contra a covid-19, em Vitória. Pouco antes de receber a primeira dose, ele presenteou as profissionais com um vaso de flores.

Como o próprio comerciante Tiago Pedro de Freitas, de 40 anos, diz: "foi um ato de amor". 

Leia também: Terminal de Campo Grande terá ponto de vacinação contra a gripe a partir desta terça-feira







Pontos moeda