Geral

Gás de cozinha: especialista dá dicas para evitar explosões como a que ocorreu em Vila Velha

Fontes de ignição, instalações elétricas ruins, fontes de calor e uma estrutura mal conservada contribuem para acontecer uma explosão

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: EBC

O Corpo de Bombeiros concluiu que a causa do desabamento de um prédio no bairro Cristóvão Colombo, em Vila Velha, foi um vazamento de gás. O especialista em gerenciamento de riscos e segurança Gerardo Portela explicou como esses acidentes podem ser evitados.

Segundo ele, esse tipo de explosão ocorre principalmente por instalações de gás mal conservadas e mantidas em condições ruins, principalmente as conexões da botija. "Às vezes, os botijões com resíduos ainda de gás e pequenos vazamentos acabam se acumulando em locais confinados, onde não há circulação de ar", disse. 

LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra momento exato em que prédio explode e desaba em Vila Velha

Gerardo explicou que a ventilação natural é muito importante para dispersar qualquer eventual vazamento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). "O GLP é um gás 5 vezes mais energético, então, ele é muito perigoso e se acumula no local fechado, por isso a ventilação natural é tão importante", contou.

De acordo com o especialista, o fato de ter várias fontes de ignição (objeto ou fator que inicia o processo de combustão), instalações elétricas ruins, fontes de calor e a estrutura de um prédio não conservada contribuem para uma explosão da maneira como foi em Vila Velha.

"Se você tem infiltração e vazamentos, uma estrutura mal projetada, sem o acompanhamento de um engenheiro, você tem uma situação bastante perigosa", disse.

A maioria dos acidentes com gás de cozinha ocorre no começo da manhã, segundo Gerardo. Frequentemente percebe-se que um pequeno vazamento ocorreu e foi acumulado durante a noite. 

"Em um dado momento, inicia-se a fonte de ignição, pode ser até um interruptor, o mesmo vai aquecer o elemento e tem a grande explosão", afirmou. 

LEIA MAIS: Desabamento em Vila Velha: polícia vai avaliar se houve indício de crime

Pontos moeda