Geral

Em vídeo, Paulo Hartung comenta acidente com helicóptero em Domingos Martins

De acordo com o governador, a primeira-dama Cristina Gomes sofreu uma luxação, mas ferimento não é grave

Wing Costa

Redação Folha Vitória

O governador Paulo Hartung, vítima de um acidente com helicóptero na tarde desta sexta-feira (10) em Domingos Martins, gravou um vídeo e comentou o ocorrido.

No vídeo, Hartung informa que Cristina Gomes, esposa do governador, sofreu uma luxação, "mas uma intercorrência mais simples". O chefe do executivo também afirma que os pilotos do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo estão bem.

"ME desloquei para Domingos Martins para participar de um evento de cinema que está acontecendo no município. Na hora que fomos pousar na Fazenda do Estado, fazenda do Incaper, a aeronave se desequilibrou por algum motivo e fomos vítimas de um acidente. (...) Achei importante fazer essa mensagem para tranquilizar todos os nossos amigos e a população do Estado do Espírito Santo. Um acidente, mas graças a Deus as vidas humanas, todas elas preservadas, para a gente seguir em frente nessa caminhada"

A dinâmica do acidente

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) enviou a imprensa, na noite desta sexta-feira (10), informações sobre como aconteceu o acidente. De acordo com o órgão, o major Paolo Quintino de Lima, chefe da Seção de Segurança Operacional da Secretaria da Casa Militar, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), informou que a aeronave Harpia 05, matrícula PP-MES, decolou da Residência Oficial da Praia da Costa, em Vila Velha, às 16h18 desta sexta-feira (10), com dois pilotos e dois passageiros, com direção à Fazenda do Estado, que pertence ao Incaper, na divisa entre Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo.

Ao se aproximar para pouso e realizar manobra no campo, às 16h45 desta sexta-feira (10), a aeronave se desgovernou, vindo um dos rotores a colidir com o solo. Os pilotos adotaram as providências que o caso requeria, saindo do helicóptero o mais rápido possível, auxiliando os passageiros. Todos os ocupantes conseguiram sair ilesos. O Harpia 05, a princípio, teve perda total.

A equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da área do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, vai estar neste sábado (11), junto com técnico da Airbus, fabricante do helicóptero, para investigar os fatores que levaram ao acidente.

Pontos moeda