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Empresários da região serrana questionam e DNIT altera data de interdição da BR 262

Cronograma anterior contava com feriado de 7 de setembro entre os dias de interdição da estrada


Após a divulgação dos dias agendados pelo Dnit para a interdição da BR 262, visando a detonação de rochas para duplicação da via, empresários da região das montanhas de Domingos Martins questionaram o agendamento para interdição no feriado de 7 de setembro, dia em que é comemorada a Independência do Brasil. Para a empresária Lilia Melo, da Pousada Rabo do Lagarto, em Pedra Azul, “definitivamente o feriado não é um dia para interditarem trechos da BR 262, pois além dos turistas que se dirigem a região de montanhas, há o trânsito dos mineiros que seguem para o litoral. “Nós sobrevivemos do turismo e uma interdição no feriado é impensável”, argumentou.

Lucia Cerqueira Lima, da Marietta Delicatessen, localizada na Rota do Lagarto, lembra que este é um feriado grande, com grande fluxo de veículos na BR 262, visto que as pessoas trabalham no dia 6 e viajam no dia 7. “É um feriadão que atrai muitos turistas para a nossa região, pois o sábado dia 8 é aniversário de Vitória e essa interdição poderia prejudicar todos os empreendimentos que tem o turismo como cliente”, disse.

Vale lembrar que em setembro os dias escolhidos são: 4, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 também de 11 às 14h.

A obra

O processo de duplicação da BR 262, que começou em maio, terá duas fases, a primeira na altura do trevo de Paraju até Marechal Floriano, em um trecho de 7,5 quilômetros. Já a seguinte será no trajeto de 55 quilômetros, entre o Km 16, em Viana, até o Km 71 em Domingos Martins.

O primeiro trecho a ser duplicado, são sete quilômetros de rodovia, na região serrana do Espírito Santo que começa no trevo de Paraju, km 56, e termina em Marechal Floriano, na altura do zoológico da cidade. O local foi escolhido por causa dos acidentes graves que acontecem com frequência na região.

Histórico

As tentativas de duplicação da 262 se arrastam desde 2006. A rodovia chegou a ser oferecida para a inciativa privada em 2013, mas nenhuma concessionária se interessou. Com investimento público e sem cobrança de pedágios, o prazo para o término da duplicação ao longo dos 7 km é de um ano. A duplicação completa envolve 52 km, entre Viana e Victor Hugo, até 2019.

Segundo o superintendente do Dnit no Espírito Santo, Ezio Gonçalves dos Reis, toda a obra deve custar mais de R$ 570 milhões.

Sobre a BR 262

A BR-262 é um rodovia transversal brasileira que interliga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Começa em Vitória no estado do Espírito Santo, passa pelas cidades de Manhuaçu, Belo Horizonte, Araxá, Uberaba, Três Lagoas e Campo Grande e termina junto à fronteira com a Bolívia, em Corumbá no estado de Mato Grosso do Sul.

Percorre 195,5 km no estado do Espírito Santo, 999,8 km no estado de Minas Gerais, 316,7 km no estado de São Paulo e 783 km no estado de Mato Grosso do Sul. O trecho paulista ainda não é reconhecido, apesar de aparentemente o traçado ser coincidente com o da SP-310 no trecho entre Nhandeara e Ilha Solteira.

Entre Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e João Monlevade, a BR-262 e a BR-381 se unem, formando uma única rodovia. O trecho de Betim a Nova Serrana já está duplicado. São 84 km de rodovia duplicada.

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