Geral

'Escombros salvaram a vida deles', diz comandante de resgate em soterramento em Afonso Cláudio

Segundo o capitão Ramon Magevski, os escombros de uma escada impediram que trabalhadores fossem soterrados e permitiram que eles respirassem

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Os bombeiros conseguiram resgatar duas vítimas com vida, graças aos escombros de uma escada

Os escombros de uma escada foram fundamentais para que dois trabalhadores fossem resgatados com vida de um soterramento em Afonso Cláudio, na região serrana do Estado, na noite de segunda-feira (13). A afirmação é do capitão Ramon Magevski, do Corpo de Bombeiros de Venda Nova do Imigrante, que comandou o trabalho de resgate.

Segundo Magevski, os escombros da escada impediram que as duas vítimas fossem soterradas pelo barranco onde elas trabalhavam, que fica na parte de trás de uma casa localizada no bairro Campo 21, na entrada do município.

"Os dois estavam próximos um do outro. Eles tiveram sorte de também estarem muito próximos a essa escada, que sofreu um colapso e os escombros dela impediram que eles fossem soterrados e permitiram que eles conseguissem respirar", ressaltou.

O capitão, no entanto, lamentou que a terceira vítima não tenha tido a mesma sorte. "Infelizmente ele foi totalmente tomado pela terra do barranco e já foi encontrado sem vida".

As vítimas trabalhavam em um barranco localizado nos fundos de uma casa

De acordo com o comandante da operação, o trabalho de resgate durou mais de 7 horas. A equipe chegou a Afonso Cláudio por volta das 17h30 e conseguiu retirar a última vítima dos escombros por volta de 1 hora de terça-feira (14).

Segundo o capitão, por volta das 19h50, os dois sobreviventes foram resgatados. Cerca de dez minutos depois, a equipe de cães conseguiu localizar o corpo do terceiro trabalhador. A partir daí, a equipe da Polícia Civil iniciou o trabalho de perícia, que terminou por volta das 22h30. Em seguida, teve início a remoção do corpo.

"Foi um trabalho muito complexo, pois exigiu da equipe agilidade para a retirada das vítimas e, ao mesmo tempo, habilidade para evitar novos colapsos e deslizamentos. A maior dificuldade em um trabalho desse tipo é conseguir combinar esses dois fatores. Além disso, é preciso isolar a área para evitar que algum terceiro tome alguma atitude fora do plano e que acarrete em um agravamento da situação", frisou.

Acidente

Os três trabalhadores autônomos estavam escavando um barranco nos fundos de uma casa, quando, por volta das 15 horas, o barranco começou a deslizar e soterrou os trabalhadores.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados e atuaram nas buscas pelos trabalhadores, utilizando uma equipe canina. Os dois homens resgatados com vida foram levados para o hospital, sendo que um deles estava ferido com mais gravidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as causas do acidente serão investigadas.


Pontos moeda