Geral

Evento intensifica atendimento de mulheres vítimas de violência

Os atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar acontecerão desta terça-feira (21) até sexta-feira (24), na Prainha, em Vila Velha.

Começa nesta segunda-feira (20), a Semana Nacional Justiça Pela Paz. O evento vai reforçar o atendimento às mulheres vítimas de violência. O ônibus rosa vai realizar atendimentos em frente ao Fórum da Prainha, no município de Vila Velha a partir desta terça-feira (21).

A semana está na 11ª edição, e busca dar mais agilidade aos casos de violência contra à mulher, como por exemplo, análises mais rápidas de pedidos de medidas protetivas, atendimento com psicólogo e o registro de boletins de ocorrência.

O número de assassinatos de mulheres cresce no Espírito Santo e no Brasil. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, em 2017, foram mais de 12.7 mil casos de violência contra à mulher. Isso dá mais de 1 mil casos por mês, 266 casos por semana, e 38 registros por dia. Segundo a Sesp, em 2017, foram 41 mulheres mortas pelo simples fato de ser mulher, o feminicídio.

Estudo aponta aumento de 20% em crimes de feminicídio no ES

O número de crimes de feminicídio - assassinato de mulheres em razão do gênero feminino - aumentou 20% no Espírito Santo em 2017, na comparação com o ano anterior. A constatação é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, divulgado nesta quinta-feira (09) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo o levantamento, no ano passado foram registrados 42 crimes desse tipo, enquanto que, em 2016, aconteceram 35 casos de feminicídio no Estado. No entanto, a proporção de feminicídio entre os assassinatos cometidos contra mulheres caiu 4,3 pontos percentuais, passando de 35,4% para 31,1%, entre 2016 e 2017.

Pontos moeda