Geral

Feira do Meio Ambiente: Participe das oficinas de materiais recicláveis

Oficinas de artesanatos estão sendo ministradas no Centro Cultural Imperador. Participe!


A Secretaria de Cultura e Turismo e a Associação de Artesãos de Domingos Martins promovem até sexta-feira oficinas gratuitas de materiais recicláveis no Centro Cultural Imperador. A ação já faz parte da programação da II Feira do Meio Ambiente de Domingos Martins, a ser realizada entre os dias 16 e 19 deste mês.

Hoje (9), será ministrada a oficina “Caixinha de Costura Organizadora”, com a artesã Beth Biondo, das 13h às 17h. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição na Secretaria de Cultura e Turismo. Para esta oficina o aluno deverá levar os seguintes materiais: pote de plástico (sorvete), cola, tecido, viés, passa fita, fita de cetim, linha, agulha, tesoura, alfinete, botões decorativos, acrilon e cola quente.

Já na sexta-feira (10) a oficina será “Cadeirinha de pet e caixa de leite”. Materiais necessários: caixa de leite, garrafas pet grandes, cola quente, meia de seda bouclê, fitas e restos de lã. A aula será das 13h às 17h.

Todos os trabalhos produzidos nas oficinas estarão expostos durante a II Feira do Meio Ambiente, entre os dias 16 e 19 deste mês, em Campinho. Com o tema “Água nossa de todos os dias”, a mostra vai reunir projetos, iniciativas, informação e orientação.

Feira do Meio Ambiente

Sucesso de público em 2017, o evento tem o objetivo de conscientizar a população local sobre cuidados com o meio ambiente, e neste ano, mais especificamente sobre a água, e contará com a participação de associações, ONGs, empresas, institutos e entidades ligadas à área. A feira será aberta ao público, na área de festas em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro, das 9h às 19h.

Durante a Feira o público poderá conferir trabalhos produzidos por estudantes e organizações ambientais, projetos desenvolvidos no município que visam à proteção dos ecossistemas existentes na região, além de estandes informativos.

Os temas em destaque na edição 2018 serão os agrotóxicos, os cuidados com a água durante o processo de fabricação de bebidas, a compostagem, a reciclagem, exibição de maquetes de sistemas de coleta de água e esgoto e parcelamento de solo. A Secretaria de Meio Ambiente também está planejando a realização de uma trilha no Parque Natural Municipal, localizado atrás da Praça da Biquinha.

Coleta de eletrônicos, óleo de cozinha, exposições e atividades infantis

A campanha “E-Lixo: Coleta de lixo eletrônico” estará na Feira do Meio Ambiente pela primeira vez, recolhendo materiais como pilhas, baterias, computadores, CPU’s, placa mãe, placas em geral, disco rígido (HD), CD, DVD, mouse, teclado, monitores CRT, LCD, notebooks, pen drive, estabilizadores, no break, cabos, carregadores, conectores, fios, fontes, pilhas, aparelhos de DVD, ar condicionado, fax, vídeo game, impressora, copiadora, máquina fotográfica, centrais telefônicas, celular, modem e similares. Continuam não sendo aceitos: lâmpadas, cartuchos, e toner.

A II Feira do Meio Ambiente reserva espaço ainda para a solidariedade em uma ação de auxílio ao Hospital de Domingos Martins. A instituição estará com um estande para a coleta de óleo de cozinha usado. O material é vendido pela instituição e gera renda extra para a unidade.

O público poderá participar também das oficinas de arte com material reciclável e de mudas de palmáceas. A programação da feira inclui ainda exposição de produtos da agroindústria martinense, exposição de fotos e vídeos de aves nativas, contação de histórias e distribuição de livros.

Para aqueles que gostam de flores a II Feira do Meio Ambiente trará orquídeas e bromélias em exposição, anunciando a realização da 21ª Blumenfest, a Festa das Flores, entre os dias 19 e 21 de outubro.

Pontos moeda