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Fotos mostram ferragem exposta na estrutura da Terceira Ponte e intrigam internautas

A empresa que administra o trecho onde está a ponte afirma que as imagens divulgadas são de partes que não interferem na sustentação da via

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória

Imagens publicadas em um grupo do Facebook chamaram a atenção dos usuários da rede social neste final de semana. As fotos mostram detalhes dos pilares de sustentação da Terceira Ponte, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha. A postagem foi realizada na noite do último sábado (18) e apresentavam vergalhões expostos e até partes corroídas pela ação do mar.

Na publicação, os membros do grupo ficaram assustados com a situação apresentada. Alguns lembraram do fato ocorrido na última semana, na Itália, quando um viaduto caiu, deixando vários mortos e feridos. "É uma vergonha a nossa cidade chegar ao ponto que chegou. Estão esperando cair matando muitas pessoas, como aconteceu na Itália para tomar as providências?", questionou um usuário.

Foto: Ivan Ribeiro

As imagens mostram apenas detalhes do local, o que fez com que muitos internautas questionassem se os registros realmente tenham sido feitos no ponto turístico capixaba. A reportagem do jornal online Folha Vitória entrou em contato com o responsável pela postagem e o mesmo afirmou que as fotos são da Terceira Ponte, mas foram feitas por um amigo que não possui redes sociais.

Foto: Ivan Ribeiro

Por meio de nota, a Rodosol, empresa que administra o trecho que inclui a Terceira Ponte, informou que as imagens são de pontos que não têm função estrutural e, portanto, não trazem nenhum tipo de comprometimento para a segurança dos usuários. Trata-se de peças que serviram de formas de concreto chamadas de saias, utilizadas na ocasião da construção do bloco de fundação da Terceira Ponte.

A nota ainda afirma que apesar de ser apenas uma "forma" e não tendo importância estrutural, as saias estão incluídas no programa regular de manutenção corretiva e já passam por recuperação. A equipe está atualmente trabalhando em um dos blocos, chamado N01 e tem previsão de concluir todo o trabalho até o final do mês de outubro de 2018.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) informou que no final do ano passado o Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do órgão realizou visitas técnicas em pontes da Grande Vitória. Sobre a Terceira Ponte, a vistoria apontou que a estrutura, em geral, apresenta bom estado de conservação, pois constava projeto com plano de inspeções periódicas com as devidas manutenções preventivas e, em raros casos, corretivas.

Confira o laudo completo:

Laudo de Vistoria Tecnica Terceira Ponte - CREA ES

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Sobre a manutenção da ponte, a RodoSol afirma que os procedimentos realizados regularmente visam dobrar a "vida útil" de sua estrutura para um período de 100 anos, ao invés dos 50 previstos na ocasião de sua construção.

O trabalho  inclui a manutenção da estrutura de concreto e da estrutura metálica, utilizando, por exemplo, técnicas de rapel, além de inspeções subaquáticas. Segundo a concessionária, todos os 61 pilares da Terceira Ponte já foram, mais de uma vez, alvo da atenção dos técnicos. No caso da manutenção da estrutura de concreto, amostras da estrutura são retiradas com ajuda de uma plataforma aérea, uma espécie de "braço mecânico" que alcança até quinze metros de altura.

O trabalho é coordenado pelo engenheiro civil José Eduardo Aguiar. Ele também atua na equipe responsável por projetos de manutenção e restauração em todo o País, entre eles, a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, a Ponte Rio-Niterói e o Rodoanel, em São Paulo

No caso da parte dos pilares que fica submersa, o trabalho é realizado com apoio de um barco, equipamentos de mergulho e técnicos mergulhadores. A manutenção subaquática permite a recolocação de uma proteção nas estacas submersas que sustentam os pilares da Terceira Ponte. Apenas em dezembro do ano passado, foi necessário realizar reforço nesta capa que reveste a estrutura de concreto.

"Quando a ponte foi construída, essa capa metálica serviu como forma para o concreto e não foi retirada. Agora, 40 anos depois, com o desgaste gerado pelo próprio mar, algumas partes deste revestimento metálico foram se deteriorando. Vale reforçar que o desgaste está dentro previsto e que a ausência desta capa metálica não compromete a estrutura da Terceira Ponte, que foi construída com um concreto específico para o mar. Reforçar a capa metálica permite que a estrutura dure ainda mais do que o esperado", esclarece Aguiar.

Segunda Ponte

Recentemente a situação da estrutura da Segunda Ponte, que liga Vitória aos municípios de Vila Velha e Cariacica, também ganhou repercussão. Na última semana, assunto voltou a tona após o fato ocorrido na Itália.

Na ocasião, por meio de nota, o Departamento de Estradas e Rodagens do Espírito Santo (DER-ES), informou que monitora permanentemente o trecho correspondente na qual é responsável, que corresponde do início da ponte em Vila Velha até a altura da alça de acesso à BR 262. O órgão afirma ainda que o trecho não apresenta problemas estruturais e, por isso, não há riscos para o trânsito de veículos no local.

O trecho da altura da alça de acesso à BR 262 até a chegada ao município de Vitória é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Veja outras fotos da Terceira Ponte que circularam na internet:


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