ADOTE UMA CAUSA

Geral

Instituto Americo Buaiz: 1 ano de trabalho, apoio e resultados concretos

A missão do IAB é apoiar o desenvolvimento social no ES, trabalhando em prol da ética, da promoção da cidadania e da defesa dos direitos humanos

O Instituto Americo Buaiz nasceu há um ano | Foto: Everton Nunes

Há mais de um ano, o Instituto Americo Buaiz (IAB) dava os primeiros passos na missão de apoiar e aumentar a visibilidade das instituições que trabalham em prol de uma melhor qualidade de vida para muitas pessoas.

Em julho de 2018, a instituição completou um ano de atuação e já soma muitos motivos para comemorar. A missão do IAB é apoiar o desenvolvimento social no Espírito Santo, trabalhando em prol da ética, da promoção da cidadania e da defesa dos direitos humanos. O trabalho deu certo e a entidade soma e comemora bons resultados.

Neste primeiro ano, quatro instituições capixabas foram apoiadas pelo IAB: Lar do Idoso Monsenhor Alonso, Instituto João XXIII, Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) e a Associação Albergue Martim Lutero. Todas elas com sede na cidade de Vitória.

A primeira ação realizada com os idosos do Lar Monsenhor Alonso, no Parque Moscoso, contou com uma tarde animada com os voluntários do jornalismo da Rede Vitória de Comunicação.

Durante o período inicial de apoio, foram veiculadas 16 reportagens nos veículos de comunicação da Rede Vitória, além de inserções publicitárias. A ação concreta de reforma da instituição foi realizada com a participação das empresas parceiras: Alvomac, Composé, Dalla Bernardina, Danúbio, Kelema Transportes, Lojas Mercadão, Quartzomassa e Quartzotintas, Tinbol, Transportadora Carminati, Transportadora Via Cargas, Viminas e 3+ Soluções.

No Shopping Vitória, foi realizada uma exposição de fotos dos idosos feitas pela fotógrafa Camila Lima, que doou seu trabalho. Na campanha de arrecadação, 793 fraldas geriátricas foram doadas. Por fim, no portal do Voluntário, 10 pessoas se inscreveram para preencher as vagas oferecidas pela entidade.

O segundo instituto apoiado pelo IAB foi o João XXIII. Um projeto que há 19 anos acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, oferecendo oportunidades de transformarem suas vidas por meio da educação, da cultura e do esporte. A entidade já retirou quase 3 mil crianças e adolescentes do risco social, em Vitória.

O apoio inicial aconteceu entre os meses de outubro e novembro de 2017, quando 18 matérias foram feitas pela abordagem editorial nos veículos da Rede Vitória. Nas publicidades nos veículos da Rede Vitória foram registradas mais de um milhão de impressões.

Ações voluntárias foram realizadas como fruto desta parceria: O Dia do Bem Conviver para crianças, adolescentes e famílias atendidas pela entidade, incluiu apresentação da Orquestra de Violinos do Instituto João XXIII, contação de história em Libras, oficina de ilustração, declamação de poesias, cama elástica, pipoca, algodão doce, pintura de rosto e brincadeiras dirigidas pelos voluntários do Instituto Americo Buaiz que atuam no Shopping Vitória. Durante a ação foi realizada a reinauguração do Bazar da Gentileza, na sede do Instituto João XXIII, que ficou com cara de loja após ser totalmente remodelado pelos voluntários.

Também foram oferecidos os cursos Doces Modelados e Curso Básico de Sonorização, ministrados por voluntários do Instituto Americo Buaiz e com inscrições abertas a moradores do entorno da entidade beneficiada, com o objetivo de proporcionar alternativas para melhoria da renda dos beneficiários e suas famílias.

No Shopping Vitória, aconteceu a apresentação da Orquestra de Violinos do Instituto João XXIII como parte da programação de Natal. Na campanha de arrecadação, 928 livros infantojuvenis foram doados ao instituto.

O ano virou e o trabalho do IAB não parou. Em fevereiro e março, a terceira instituição apoiada pelo foi o Serviço de Engajamento Comunitário – Secri, uma entidade que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, despertando a consciência crítica por meio da promoção humana. Neste período, a abordagem editorial nos veículos da Rede Vitória resultou em 25 matérias.

Como ação voluntária, foi preparada uma visita de jovens beneficiários da entidade aos bastidores da produção de áudio e vídeo da Rede Vitória, realizada por voluntários do Instituto Americo Buaiz que atuam na Central de Produção. Como resultado dessa ação, vários jovens se interessaram pela carreira de Rádio e TV.

O Concurso Meu São Benedito, elegeu o melhor vídeo produzido por moradores sobre aspectos de destaque do Bairro São Benedito, e teve como objetivos contribuir para o pertencimento e a autoestima dos cidadãos do Bairro São Benedito; tornar o Bairro São Benedito mais conhecido e divulgar os seus pontos de destaque; estimular a cultura da produção de vídeos como forma de expressão dos cidadãos; promover a disseminação de conteúdo local com foco na valorização da comunidade. O autor do vídeo vencedor recebeu um aparelho celular como prêmio e teve seu vídeo divulgado em espaços editoriais da Rede Vitória.

No Shopping Vitória, foi realizado o Bazar da Costurinha, comercializando artesanato produzido por voluntárias que doam seu tempo em favor da entidade, com renda revertida integralmente para a instituição.

Para fechar a primeira etapa do apoio, foi realizado um evento de celebração do apoio ao Secri, na sede da Rede Vitória, na Praia do Canto. Durante um café da manhã com apresentação do coral do Secri e a presença de colaboradores do Grupo Buaiz, foi entregue o prêmio do Concurso Meu São Benedito.

A quarta entidade foi a Associação Albergue Martim Lutero, que há 25 anos acolhe pessoas do interior do Espírito Santo que vêm à Grande Vitória para fazer tratamentos médicos e promove, com uma rede de parceiros e voluntários, assistência à saúde e conforto a quem está em situação de fragilidade e vulnerabilidade.

Nos veículos da Rede Vitória 20 matérias foram veiculadas. A inauguração do Espaço de Leitura Americo Buaiz, na varanda da entidade, foi a ação voluntária fruto desta parceria. O projeto foi realizado com livros arrecadados por voluntários do IAB que atuam na Buaiz Alimentos e móveis doados pelo Shopping Vitória. A inauguração aconteceu durante um evento de interação dos voluntários com os beneficiários e funcionários da entidade, que contou com lanche, coral dos voluntários, interação com grupo de danças folclóricas, culto e jogos entre os voluntários e os albergados.

Já o Shopping Vitória promoveu o Festival da Cultura Alemã, com apresentações de dança e música e venda de produtos típicos, com renda revertida integralmente para a entidade. Também houve a participação na 9ª Noite Alemã, um evento anual promovido pela entidade, que contou com a presença de convidados do IAB e a participação especial de Fernando Fully como mestre de cerimônia, além de sorteio de kits da Buaiz Alimentos. Destaque também para a entrevista com Mariana Arnal Speracin Buaiz, Diretora Vice-Presidente do IAB, no vídeo institucional da Associação Albergue Martim Lutero lançado no evento. A campanha de arrecadação resultou em 61 produtos de limpeza e itens descartáveis doados para a instituição.

Em cada ação realizada com todas as entidades, a presença do colaborador voluntário foi muito forte e importante. O Portal do Voluntário do Instituto Americo Buaiz funciona como uma vitrine na qual são divulgadas as demandas por serviços das entidades apoiadas. O apoio do IAB tem data para começar, mas não para acabar. Por isso, todas as entidades já apoiadas mantêm suas demandas atualizadas nesse espaço.

A história de sucesso do IAB continua sendo escrita. Nos meses de julho e agosto de 2018, a entidade apoiada é o Instituto Ponte, que trabalha em prol de uma educação de qualidade para crianças e adolescentes de baixa renda. Até o dia 21 deste mês, livros com temática infantojuvenil podem ser doados no SAC do Shopping Vitória.

Pontos moeda