Geral

Simulador vai avaliar desgaste de asfalto da BR 101, no ES. Entenda!

Para resolver esse problema do asfalto, a Eco 101 fez uma parceria com a Ufes

Os motoristas que trafegam pela BR 101 já devem ter notado que nem sempre a qualidade do asfalto é boa. Para resolver esse problema, a Eco 101, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realiza um teste no trecho no município de Anchieta, com um simulador.

O simulador mostra o desgaste do pavimento de forma acelerada. Isso é feito a partir de um eixo que se desloca continuamente simulando um carro. Quatro pistas experimentais foram instaladas no início de 2018 às margens da BR 101, no município de Anchieta. É nessas pistas que a cada três meses, esse eixo fica trafegando com a proposta de avaliar resultados que possam melhorar a qualidade do asfalto no Espírito Santo.

Para entender melhor sobre o assunto, a equipe da TV Vitória conversou com Rodrigo Consetino, engenheiro da concessionária que administra a via, a Eco 101 na manhã desta quinta-feira (23). "Essa pesquisa, que é desenvolvida com a Ufes, visa estudar soluções e alternativas para as camadas de pavimentação, e então executamos quatro pistas de 200 metros como se fossem trechos de uma rodovia real. E esse simulador, que é um equipamento de alta tecnologia, simula a ação do tráfego de forma acelerada. A cada três meses esse simulador trabalha em cada uma dessas quatro pistas, e nesse período simula a ação do tráfego de 10 anos ".

Assista a entrevista completa:





Pontos moeda