Geral

Terminal de Itaparica só voltará a operar em um ano e dois meses

O Terminal de Itaparica, em Vila Velha, está fechado desde 21 de julho

30 linhas que operam no Terminal de Itaparica foram realocadas

O Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli, anunciou no fim da manhã desta sexta-feira (17), que o prazo final para a retomada das operações no Terminal de Itaparica, em Vila Velha, é de 1 ano e 2 meses.

O anúncio acontece quase 30 dias após a interdição do espaço para reforma, segundo a Setop, para evitar acidentes. De acordo com a Secretaria, está sendo analisada a colocação de uma estrutura provisória, pela Ceturb, para liberar o funcionamento do terminal no prazo de cerca de 5 meses.

Na ocasião da interdição, no dia 21 de julho, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) informou que a interdição preventiva tinha o objetivo de regularizar problemas na execução do projeto original e que seria por tempo indeterminado.

As 30 linhas que operam no Terminal de Itaparica foram realocadas para o Terminal do Ibes, Rodoviária de Vila Velha e Terminal de Vila Velha.

Inaugurado em 2009, o terminal é um dos mais novos da Grande Vitória e custou mais de R$ 8 milhões. Os estudos sobre problemas na estrutura do Terminal de Itaparica começaram após a retirada, em 2015, de marquises que apresentavam riscos de queda. Em 2013, a primeira parte delas havia despencado, durante as fortes chuvas registradas na época.

A Ceturb informa que uma licitação será realizada para a contratação da empresa responsável pela reforma. Até lá, as 45 mil pessoas que utilizam diariamente o Terminal de Itaparica tiveram que se adaptarem a nova rotina.


Pontos moeda