Geral

Câmeras de videomonitoramento não funcionam em trecho da Praia da Costa, em Vila Velha

Prefeitura afirma que já iniciou processo para substituir os equipamentos

Câmeras de trecho da orla de Vila Velha pararam de funcionar

Quem passa pela orla de Vila Velha, no trecho entre o início da Praia de Itaparica até a Praia de Itapuã, está preocupado com a falta de segurança. Isso porque cinco das 14 câmeras de videomonitoramento não funcionam. O taxista Rondinele Gomes de Paula teve o carro levado por criminosos que se passaram por clientes na região sem câmeras.

A prefeitura de Vila Velha confirma que os equipamentos não estão funcionando. Segundo o subsecretário da Guarda Municipal, Fábio Barcelos, as câmeras deterioradas por causa do tempo de instalação e da maresia. 

"Estas câmeras foram instaladas na primeira etapa de implantação do videomonitoramento de Vila Velha, em 2009. São analógicas e obsoletas. Além disso, estão tão corroídas pela maresia que não conseguimos mais dar nenhum tipo de manutenção, cabendo apenas a substituição das mesmas", disse o subsecretário.

Fábio Barcelos afirmou que um processo de licitação já foi aberto para a substituição dos equipamentos, por câmeras mais modernas, em HD, que custam cerca de R$ 4 mil cada uma. Todas as 14 câmeras da orla serão substituídas, e não só as que pararam de funcionar. Ainda não há previsão para a instalação das novas câmeras, mas, Barcelos afirma que o processo está tramitando de forma legal e que assim que for concluído, será iniciada a substituição. 

Pontos moeda