Geral

Com 49 bisnetos e até tataraneta, casal do ES celebra 72 anos de casamento

Rubens Francisco de Souza, de 89 anos, e Dona Maria Madalena de Lima Souza, de 88 anos, se conheceram quando tinham cerca de 10 anos e se casaram em 1950

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Juscimar Pereira

Em tempos de matrimônios curtos, um casal de Pinheiros quebrou as regras da modernidade e completou 72 anos de casados. Rubens Francisco de Souza, de 89 anos, e Maria Madalena de Lima Souza, de 88, se conheceram quando ainda eram crianças. Eles creditam o sucesso de seu casamento longo e feliz a uma forte fé em Deus.

Foto: Juscimar Pereira

Segundo a neta do casal, Gleice Mara de Oliveira Souza, a relação começou após uma irmã de Maria se casar com o irmão de Rubens, que começou a frequentar a casa da sua futura amada.

“Quando minha avó estava com 16 anos de idade e meu avô com 17, começaram a namorar. Contudo, o pai da minha avó não aceitava o romance, e por esse motivo, eles se comunicavam através de cartas (que eram sempre entregues pela tia Zilda, irmã da minha avó e uma tia delas)”, lembrou Gleice Mara.

O casal quase não se encontrava, mas, eles conseguiram namorar durante um ano. Por causa do romance não ser aceito pelo pai, Maria Madalena fugiu de casa e se casou com Rubens em 26 de julho de 1950.

“Passou-se um período e depois de aproximadamente um ano, ela voltou à casa dos pais para visitá-los, já grávida do primeiro filho, que é o meu tio Manoel Francisco de Souza. Viviam morando em Dourado, Distrito de Barra de São Francisco. Porém, na tentativa de saírem do meio rural, vieram para Pinheiros em 1970”, relatou Gleice Mara.

Inicialmente, o casal trabalhou como colchoeiro por muito tempo até Rubens conseguir um emprego em uma serraria. Em 1978, ele deu início à sua carreira como contador e exerceu a profissão por 20 anos, até se aposentar por idade junto a amada.

Foto: Juscimar Pereira
Rubens e Maria Madalena ladeados por uma parte dos seus filhos, netos, genros e noras.

Do casamento do casal, nasceram 11 filhos, 2 já falecidos, que lhes abençoaram com 26 netos, 49 bisnetos e 1 tataraneta. Eles estão casados há 72 anos e, nunca deixaram morrer o amor, o companheirismo, respeito e lealdade.

Os dois são muito fiéis e tementes à Deus. Foram convertidos em julho de 1973 e batizados em agosto de 1974, na Igreja Assembleia de Deus, em Pinheiros, onde congregam até o momento. São 49 anos de ministério e eles não deixam um dia sequer, de orar e ler a bíblia.

Foto: Juscimar Pereira

Maria Madalena já foi regente do Círculo de Oração e professora na escola Bíblia Dominical. Rubens foi maestro, tendo sido regente de coral e até o presente, exerce a função de diácono.

Ao serem perguntados como conseguem manter a vida Cristã sem desvios e o casamento por tantos anos, o casal disse que "é necessário ter parcialidade e conservar uma vida santa diante de Deus, pois sem ele, nada é possível".

“Me orgulho muito em ser neta deles e saber que meus filhos todos os dias convivem com a presença dos bisavós. Eles são meus maiores exemplos de vida, de fé, de graça, força e de superação. Vejo o cuidado de Deus na vida deles e na nossa família. E é por isso, que os dois estão com seus quase 90 anos, fortes e saudáveis. Espero que Deus os conserve por mais muitos e muitos anos, juntos”, emocionou- se a neta Gleice Mara.

Para o casal, o segredo de seu casamento duradouro é priorizar Deus no relacionamento e cultivar o perdão. A esposa também contou que manter atitudes de afeto ajudou muito no matrimônio.

“Um casamento feliz precisa ter Deus no centro. O casamento realmente feliz, forte e realizado, somente acontece quando os dois estão unidos em Cristo e exista reciprocidade quando se trata de sentimentos, compreensão e perdão quando alguém falha, afinal de contas, somos humanos”, destacou Maria Madalena.
Leia também: Casal comemora 68 anos de união com ensaio fotográfico no Sul do ES
Pontos moeda