Geral

Última Superlua do ano acontece nesta quinta; agosto terá outros eventos astronômicos visíveis do ES

Prato cheio para os amantes da astronomia, agosto será repleto de eventos de "encher os olhos"; chuva de meteoros e saturno em oposição estão na lista

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: KBoutdoors/ Pixabay

O mês de agosto é prato cheio para os amantes da astronomia. Diversos eventos astronômicos poderão ser contemplados pelos capixabas — entre eles, a última superlua do ano, que acontece nesta quinta-feira (11).

Ao todo serão pelo menos seis eventos envolvendo o satélite natural da Terra, que serão visíveis do Espírito Santo (é claro, contando com a sorte do céu sem nuvens).

Confira o calendário:

- 11 de agosto: terceira e última Superlua do ano;

Nesta quinta-feira (11) acontece a terceira e última Superlua do ano, o "Perigeu da lua", momento em que ela fica mais próxima da Terra. O fenômeno é fruto da variação da órbita da lua ao redor da Terra. O ponto máximo em que a lua estará mais perto da Terra será exatamente às 23h36. As informações são do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A primeira Superlua do ano, ocorreu em 14 de junho. A segunda foi registrada em 13 de julho, bem maior e mais brilhante se comparada a anterior.

LEIA TAMBÉM: >> "Superlua de morango" é vista no céu do Brasil. Veja imagens!

- 12 e 13 de agosto: chuva de meteoros Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas, popularmente conhecida como "chuva de estrelas cadentes", terá seu pico máximo entre a noite de 12 de agosto e as primeiras horas da madrugada de 13 de agosto, e poderá ser vista dependo das condições climáticas e do local de onde será observado.

Especialistas estimam que, durante o pico máximo, possam ser observados em torno 60 meteoros por hora. A chuva de estrelas cadentes será mais visível do hemisfério norte do planeta. 

Astrônomos indicam que como a Lua estará quase cheia no céu, a visibilidade da chuva poderá ser prejudicada. Além disso, eles recomendam que as pessoas estejam em um local escuro após a meia-noite para uma melhor visualização do fenômeno.

- 14 de agosto: Saturno em oposição

Um dos melhores momentos para se observar um planeta, em geral, é durante sua oposição, ou seja, quando ele está do lado oposto do Sol (em relação à Terra, que fica entre os dois corpos). 

Na noite de 14 de agosto, Saturno estará o mais próximo possível de nosso planeta, com sua face completamente iluminada pelos raios solares. Por isso, ele aparecerá maior e mais brilhante do que em qualquer outra época do ano. 

Será visível a olho nu desde o pôr do Sol (por volta das 18h), até o amanhecer, percorrendo o céu de leste a oeste. 

Foto: Nasa / Divulgação CP

Ele se parece com uma grande estrela amarelada de brilho fixo. Um, aplicativo de astronomia pode indicar o local exato. É também uma ótima oportunidade para observar com telescópio e para os amantes de astrofotografia praticarem.

- 14 de agosto: conjunção entre Júpiter e Lua (beijo da Lua)

Essa mesma noite também pode ser aproveitada para ver outro belo fenômeno celeste: uma conjunção, muito próxima e brilhante, entre a Lua e Júpiter. O par nasce por volta das 21h30, e fica visível até o nascer do Sol. 

O segundo planeta mais brilhante do Sistema Solar aparecerá logo abaixo da Lua, que ainda estará bem cheia. Quanto mais perto do amanhecer, mais próximos estarão, dando um verdadeiro beijo cósmico.

Foto: Divulgação

- 18 e 19 de agosto: conjunção entre Júpiter e Lua

Na madrugada, entre os dias 18 e 19, acontece uma das conjunções mais interessantes: o "sorriso" da Lua minguante ganha a companhia de Marte, o planeta vermelho. O par nasce junto por volta de 1h, a leste, e ficará visível até o amanhecer. 

O melhor horário para observação é entre 3h30 e 5h30, quando estarão mais altos no céu. Marte estará logo à direita da Lua, como uma estrela vermelha de brilho fixo.

- 22 de agosto: apogeu da Lua

Diferente do "Perigeu", o "Apogeu da Lua" é quando o astro fica mais distante da Terra, também conhecido como "Micro-Lua".

*Com informações do site UOL


Pontos moeda