Geral

Encontro reúne pais e educadores para discutir a importância da leitura infantil na era digital

O evento aconteceu na Escola Americana de Vitória, na Enseada do Suá, e contou com uma palestra da jornalista e pedagoga carioca Carolina Sanches

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
A presença e utilização de recursos tecnológicos em sala de aula é um dos diferenciais da Escola Americana de Vitória | Foto: Gustavo Fernando

O ato de ler é essencial para a formação de qualquer indivíduo. Mas como desenvolver o hábito, e o gosto pela leitura, em crianças em plena formação? Na noite desta terça-feira (25), a Escola Americana de Vitória, localizada na Enseada do Suá, debateu o assunto através da palestra da jornalista e pedagoga carioca Carolina Sanches.

Com um projeto pedagógico inovador e bilíngue, a escola tenta desenvolver o aprendizado em crianças da educação infantil, e nos anos iniciais do ensino fundamental (previsto para ser implementado em 2019), através de uma metodologia moderna e progressiva, e com base em instituições que são referência em educação no mundo. 

Fluência Digital

A presença e utilização de recursos tecnológicos em sala de aula é um dos diferenciais da Escola Americana de Vitória. Que desde a educação infantil, os alunos contam no currículo com a disciplina de Pensamento Computacional, que introduz as crianças aos conceitos básicos de programação. 

Andrea Buffara é a diretora da Escola Americana de Vitória | Foto: Gustavo Fernando

Segundo a especialista em educação e diretora da Escola Americana de Vitória, Andrea Buffara, a proposta da instituição é integrar a aprendizagem da sala de aula ao mundo real, preparando cidadãos para progredir num mundo cada vez mais interconectado. "A tecnologia pode ser usada para expor o aluno à uma quantidade maior e variada de livros e textos no formado de e-book, por exemplo", afirma a educadora. 

Andrea Buffara também avaliou a utilização da tecnologia cada vez mais cedo no cotidiano das crianças e a melhor forma de estimular a criatividade e imaginação através da leitura. Confira o áudio: 

Andrea Buffara

Caminhos e tendências 

A palestrante Carolina Sanches | Foto: Gustavo Fernando

Andrea ainda ressalta que o smartphone, como qualquer ferramenta, deve ser utilizada com um propósito. Sem isso, você nunca consegue tirar o melhor da criança. "Trabalhamos uma visão holística de aprendizagem que estimula as aptidões, as habilidades e os interesses de cada aluno, para que eles possam desenvolver entusiasmo pelo autoconhecimento e o mundo que os cerca". 

De acordo com a palestrante Carolina Sanches, o ato de ler é revolucionário e complexo, por isso, é necessário que o leitor seja versátil. "Nos dias atuais, não basta alfabetizar. É importante mostrar para o leitor do novo tempo que ele precisa ter habilidade para ler com a mesma fluência com que monta um castelo de Minecraft e joga PlayStation. É na convergência dessas plataformas que conseguiremos garantir o lugar da leitura e da educação cultural", ressaltou.

Carolina Sanches

A palestrante também comentou o contraste entre a tecnologia e o conservadorismo educacional. Confira o áudio: 

Carolina Sanches


Pontos moeda