Geral

Guarapari 127 anos: Talento passado de pai para filho

Amante de Guarapari e da corrida de rua, o jovem Manoel Neri tem o talento passado através do DNA. O pai, Marcos Neri, é um famoso corredor de rua que já chegou ao top três do Estado e vem passando o dom do atletismo para os filhos.

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Conheça mais um personagem da nossa série especial dos 127 anos de emancipação política da cidade. Seguimos retratando exemplos de guaraparienses – naturais ou não – que fazem da Cidade Saúde um bom lugar.

Manoel, hoje com 15 anos, começou a correr desde muito cedo com a orientação do pai e do tio, que também foi um corredor de rua campeão, Marivaldo Neri. “Há três anos me dedico às competições. Tenho treinado com a equipe Enício Pereira, que além de me direcionar para a conquista de pódios e campeonatos, também me apoia financeiramente”.

Com a predileção para o esporte no sangue, Manoel tem o sonho de competir na corrida internacional de São Silvestre, a famosa prova de rua do país disputada no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo. “Eu já participei de umas 16 corridas e na maioria fui a pódio. Meu maior objetivo no momento é disputar essa corrida, estou batalhando para isso, passo meus finais de semana e feriados em Cariacica, treinando duro com a equipe”.

Como no esporte nem tudo são flores, para que Manoel consiga realizar seu sonho e seguir na carreira, há a necessidade de patrocínio. “Por enquanto, eu e outros membros da equipe estamos bancando as inscrições e dando uma ajuda de custo para ele seguir treinando, mas estamos correndo atrás de patrocínio. Esse garoto tem futuro, vai longe. Mas, para isso precisamos de parceria e investimento”, explicou o chefe da equipe, Enício Pereira.

Mas para quem pensa que o jovem só pensa em corrida, está enganado. O esporte trouxe para ele, além da saúde, disciplina, dedicação e foco. “Quero seguir minha vida no atletismo, mas também sei que é muito difícil hoje me dia viver só do esporte. Pretendo estudar muito, paralelo aos treinos, e entrar na Polícia Federal. Quero ter uma profissão que dê uma maior estabilidade para minha família”, disse o antenado Manoel.

“Não sei exatamente quando comecei a correr, quando paro para pensar não consigo me ver fazendo outra coisa. A cidade sempre me ajudou, é uma inspiração para seguir no atletismo, tem tranquilidade, qualidade de vida, além das belezas naturais. Nasci, cresci e pretendo praticar o atletismo pelo Brasil e fora dele, mas quero continuar vivendo em Guarapari,na minha raiz. E, quem sabe ter minha própria família de corredores”, se diverte o jovem guarapariense.

Pontos moeda