Geral

Prazo para realocação de famílias termina sexta-feira, mas obras de prédio estão longe de acabar

Na última quarta, o prefeito Max Filho anunciou que as famílias seriam encaminhadas, dentro de dez dias, para um prédio da prefeitura

Reforma do prédio da prefeitura que abrigará as famílias ainda está em andamento | Foto: TV Vitória

Termina na próxima sexta-feira (28) o prazo que a Prefeitura de Vila Velha deu para realocar 19 famílias que foram retiradas de um terreno ocupado em Morada da Barra, Vila Velha, na semana passada. Na última quarta-feira (19), o prefeito Max Filho anunciou que essas pessoas seriam encaminhadas, dentro de dez dias, para um prédio adquirido pela prefeitura, em 2008, para servir como um Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) da região.

Para adaptar o espaço e abrigar as famílias, o prefeito disse que parte da estrutura do imóvel passaria por uma reforma emergencial. No entanto, o atual estado da obra, ainda inacabada, tem deixado muita gente em dúvida se a mudança vai acontecer no tempo determinado.

"Só se for um milagre né. Ou então só se eles trabalharem dobrado, porque é muito serviço para pouco tempo", disse o armador Edailson de Jesus, um dos antigos moradores do terreno desocupado na última terça-feira (18) e que, assim como os demais, está abrigado na Escola Professor Darcy Ribeiro, em Morada da Barra desde então.

Desde a desocupação do terreno, famílias estão em uma escola em Morada da Barra | Foto: TV Vitória

No entanto, de acordo com o procurador-geral de Vila Velha, José de Ribamar Lima Bezerra, apesar do aparente atraso nas obras, o prazo inicial será mantido. "Nós tivemos ontem [segunda-feira] uma reunião do secretariado e esse prazo está mantido. Inclusive ontem nós estivemos com o juiz que determinou a ocupação da escola e essa semana ainda nós estaremos comunicando a ele relativamente quando o Cras estará disponível para receber essas famílias", afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha informou que o planejamento relativo à reposição do calendário escolar será realizado após a desocupação da unidade de ensino. Mais de mil estudantes tiveram as aulas interrompidas desde que o colégio passou a abrigar as famílias. As aulas perdidas deverão ser repostas aos sábados. "A escola foi um local, até pelo princípio da solidariedade, de se receber temporariamente e provisoriamente essas famílias", frisou o procurador.

A reintegração de posse do terreno, onde cerca de 50 crianças e adultos viviam, foi realizada na última terça-feira. A propriedade que estava ocupada desde 2014, é particular. Após uma ação na Justiça no mesmo ano, movida pelos proprietários, o parecer para desocupação foi emitido pela 4ª Vara Cível de Vila Velha.

Pontos moeda