Geral

Presidente Kennedy tenta viabilizar implantação de Escola Cívico-Militar

O modelo da proposta é diferente das escolas mantidas pelas Forças Armadas, e o intuito é reduzir os [índices de violência e evasão escolar no município

Foto: Divulgação

O município de Presidente Kennedy quer implantar uma Escola Cívico-Militar para atender os alunos da cidade. O modelo é diferente das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas, e a Secretaria Municipal de Educação continuaria responsável pelos currículos escolares, ficando com os militares a atuação como monitores na gestão educacional.

O assunto foi debatido durante uma reunião entre as Secretarias Municipais de Segurança Pública e de Educação, a Diretoria de Ensino e Instrução da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES), em Vitória.

Na prática, no modelo apresentado pela Prefeitura de Presidente Kennedy, a gestão da escola é compartilhada: professores cuidam da parte pedagógica e os militares, da administração e da disciplina.

Na proposta, as ações das escolas cívico-militares vão se concentrar em três principais áreas: Educacional - atividades para fortalecer valores humanos, éticos e morais, e incentivar a formação integral dos alunos; Didático-pedagógica - atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem; Administrativa - ações para melhorar a infraestrutura e organização das escolas.

Com a medida, a intenção é reduzir os índices de violência, evasão, repetência e abandono escolar. De acordo com o MEC, as escolas do modelo já em funcionamento têm taxa de evasão 71% menor e de reprovação 37,4% inferior.

Pontos moeda