Geral

Após primeiro turno das eleições, 15 toneladas de lixo são retiradas das ruas na Grande Vitória

O município que liderou a 'sujeira' das vias durante o dia de votação foi o da Serra

Após o primeiro turno das eleições, cerca de 15 toneladas de lixo eleitoral foram retiradas das ruas da Grande Vitória. O município que liderou a "sujeira" das vias foi o da Serra. Os garis recolheram mais de 7,5 toneladas.

Um ambientalista falou sobre o impacto ambiental do descarte irregular e a importância de descartá-los em locais adequados durante o programa Fala Manhã desta quinta-feira (11). Assista:

Notas das prefeituras da Grande Vitória:

- Vitória: cerca de três toneladas de papel foram recolhidas por 200 garis da Secretaria Central de Serviços no domingo (07) nos 101 colégios eleitorais de Vitória. As equipes também trabalharam no sábado (06) e continuaram na segunda-feira (08), cumprindo o pacto de cooperação cidade limpa com o ministério público estadual, onde a prefeitura de vitória se comprometeu a fazer o serviço de limpeza nesses locais.

Segundo o Secretário da Central de Serviços, Marcos Paulo Aranda, que acompanhou pessoalmente a limpeza em toda a cidade, os pontos de maior quantidade de "santinhos" próximos aos locais de eleição foram São Pedro e Santo Antônio. "No geral, tivemos uma colaboração grande da população de Vitória, que manteve a cidade limpa. Além disso, o pacto com o Ministério Público ajudou muito, uma vez que a maioria dos candidatos, voluntariamente, entregaram o material excedente de campanha. Cada ano surpreende mais a participação da sociedade em manter a cidade limpa nessa época de eleição", disse Aranda.

Os 200 garis trabalharam em regime especial até as 21 horas de domingo (07) e na segunda-feira (08). Os serviços da central contam com três caminhões: caçamba, uma pá carregadeira e quatro caminhões-pipa para garantir que a cidade fique sempre limpa.

Os candidatos que ainda não entregaram os materiais excedentes de campanha poderão entregá-los na sede do Ministério Público Estadual, na rua Procurador Antônio Benedicto Amancio Pereira, nº 121, em Santa Helena. Esses materiais serão encaminhados para as associações de catadores de papel.

- Vila Velha: a Prefeitura de Vila Velha por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), informou que foram recolhidas 3 toneladas de lixo eleitoral no último domingo (07). Ao todo, 53 locais de votação receberam as equipes de limpeza urbana.

- Cariacica: em Cariacica, foi recolhida pelas equipes de limpeza uma tonelada de material relacionado à propaganda eleitoral (santinhos, panfletos, cartazes, etc).

- Serra: as equipes de limpeza recolheram cerca de 7,6 toneladas de lixo eleitoral deixado após as eleições 2018 nas ruas da Serra. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Serviço da Serra (Sese).

A limpeza iniciou no domingo (7) durante o pleito. Um total de 180 agentes de limpeza foram deslocados para executar o serviço de varrição, catação e coleta do material desde as primeiras horas do dia.

Segundo o Secretário de Serviços da Serra, Igor Elson de Almeida, o mutirão foi planejado com base em levantamento sobre os locais com maior número de seções eleitorais. "Fizemos um mapeamento dos principais colégios eleitorais da Serra, para colocarmos em prática a operação, direcionando aos locais um quantitativo adequado de equipes a fim de realizar no tempo mais hábil possível a limpeza das ruas", informou.

Pontos moeda