Geral

Capixaba fará espetáculo em Vitória que conta sobre seu diagnóstico de câncer de mama

Sandra Motta decidiu levar para os palcos tudo o que viveu durante o tratamento da doença e de uma forma surpreendente

Sandra Motta | Foto: Fernando Zardo

O que faz uma pessoa transformar em arte um diagnóstico de câncer de mama? Na maioria das vezes, um diagnóstico assim vem carregado de sentimentos de profunda tristeza ou desespero. Mas a resposta que a bailarina Sandra Motta encontrou foi outra. 

Sandra Motta recebeu o diagnóstico em abril de 2017 e no início de 2018 estava curada. Ela fez da experiência de superação um espetáculo solo de dança-teatro chamado “Vírgula”. Seria uma pausa, inesperada, para perceber mais a própria vida.

Foto: Fernando Zardo

Com leveza e bom humor, o espetáculo pretende fazer o público se emocionar e enxergar as próprias adversidades da vida com mais naturalidade. Uma mulher mastectomizada, que fica careca durante um tratamento de câncer de mama, por exemplo, pode descobrir que sua essência feminina vai muito além de símbolos, como peito e cabelo.

Durante o tratamento, em 2017, Sandra foi convidada para o projeto “Peito Aberto”, do artista plástico Caio Cruz, que retratou, através de pinturas, mulheres mastectomizadas que conseguiram enfrentar o tratamento do câncer sem dramas, sem se sentirem “as mutiladas”. Na exposição, além de ser retratada nas pinturas, Sandra apresentou a performance de dança contemporânea “Trilha”, com duração de apenas 12 minutos, pois a quimioterapia tomava grade parte da energia que precisava para um espetáculo completo. Mesmo assim, a repercussão foi tão grande, que a bailarina decidiu montar o espetáculo solo “Vírgula”, desta vez com 35 minutos de duração e com teatralidade dirigida pela atriz Luana Eva. Toda a coreografia foi concebida e será interpretada por Sandra Motta.

Foto: Fernando Zardo

O espetáculo “Vírgula” teve pré-estreia no dia 13 de outubro, no Teatro Fernando Torres, na cidade de Guaçuí. A estreia oficial será no dia 25, às 19h30, no Teatro Sônia Cabral, em Vitória. O mesmo espetáculo vai encerrar o Outubro Rosa de 2018 no Espírito Santo, com apresentação no dia 31, às 19 horas, no Teatro Sesi, em Jardim da Penha, em Vitória, dentro do projeto “Indesp Cultural”, no qual, músicas, palestra e dinâmicas também farão parte do evento. Parte da renda será doada para os programas sociais da Afecc – Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer.

Talvez a resposta para a pergunta no início deste texto, seja simplesmente a sede de viver. “Vírgula” é mais que uma pausa para sentir e respirar a própria vida. E, pelo que parece, está longe de ter um ponto final.

SERVIÇO

O quê: “Vírgula” - Espetáculo solo de dança-teatro

Quando: 25 de outubro

Onde: Palácio Sônia Cabral. Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória.

Ingresso: R$ 10 (inteira) – R$ 5 (meia). Vendas na bilheteria do teatro.


Pontos moeda