Geral

Congresso internacional de Krav Magá e Kapap em Guarapari

Desde o último dia 17, os participantes estão reunidos na cidade pela primeira vez do evento no Espírito Santo.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
O evento será aberto ao público no domingo, dia 21, a partir das 9h. | Fotos: Divulgação

Já começou e segue até a próxima segunda-feira (22), em Guarapari, o 7º Congresso Internacional da Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap, que acontece no ginásio do Polivalente, no bairro Itapebussú. De acordo com a organização, o encontro tem como objetivo a capacitação técnica, atualização e nivelamento de professores e instrutores das técnicas. Cerca de 60 participantes de todo o Brasil, entre militares e civis, estão reunidos. Destaque para a presença de Veruilson Nogueira, presidente da Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap (FBKMK), único brasileiro a receber o título de 7º Dã até então restrito aos israelenses.

Pela primeira vez no Estado, o congresso – fechado aos participantes – escolheu Guarapari que terá a oportunidade de se aproximar dessa arte de defesa pessoal mundialmente difundida. “Na manhã de domingo (21), a partir das 9h, vamos abrir ao público que quiser comparecer aqui para conhecer, vivenciar e até fazer um treino conosco. A tarde está previsto um passeio pela cidade”, explicou o coordenador do evento, Sensei Moacyr.

Saiba mais

De acordo com a FBKMK, O Krav Magá é um sistema de combate (corpo a corpo) israelense, que funde todas as artes marciais do mundo, exceto as regras, criado para dar mais velocidade, mais precisão e mais funcionalidade à defesa pessoal.

O Krav Magá é o único sistema de combate que não possui regra, que não emprega regra e que proíbe regra. Em contrapartida é exclusivo à defesa pessoal, proíbe competição e consiste em defesa, em contra-ataque e em imobilização. O praticante de Krav Magá, o kravista, não ataca, não pode atacar, não deve atacar, não tem que atacar.

Pontos moeda