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Dia do Pão: padaria capixaba investe no diferencial e é reconhecida pela qualidade

Ao todo, cada brasileiro consome, em média, mais de 22 quilos de pão por ano

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória

Francês, baguete, integral, de forma, caseiro, sírio, com manteiga, na chapa, com presunto e queijo e um cafézinho para acompanhar. De vários tipos, acompanhamentos e modos de consumir. Cada um com seu gosto, mas uma preferência é unânime: pão ´e essencial.

Se há um tempo bastava encontrar o bom e velho pão com manteiga acompanhado de um café nas padarias, atualmente os estabelecimentos dispõem uma gama de produtos para atender os mais diversos e exigentes clientes.

De acordo com um estudo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 52% do consumo de pão no Brasil ainda é do tipo francês - mais conhecido pelos capixabas como pão de sal. Ao todo, cada brasileiro consome, em média, mais de 22 quilos de pão por ano.

Não é a toa que a panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria no Brasil. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) projetam que em 2017, o faturamento das empresas do ramo chegou a R$ 90,3 milhões em todo o Brasil, ondem são mais de 127 mil empresários gerenciando negócios de panificação.

A ABIP aponta ainda que 70% das empresas do ramo diminuíram a quantidade fabricada de pães tipo francês. Uma das explicações para o caso pode ser a busca por produtos diferenciados ou com matéria prima com características diferentes da tradicional farinha de trigo.

Segundo sócio-proprietário da rede de padarias Monte Líbano, Flávio de Castro Mendes, o aumento pela procura de produtos mais saudáveis também incentivou a produção de mais variedades de pães, que já era ofertado nas lojas da rede. "As novas tendências, os pães artesanais. Tudo isso faz com que tenhamos um produto com menor índice glicêmico e outras características. As pessoas tem buscado mais isso", disse.

Foi com a proposta de sempre oferecer o melhor e a maior variedade de produtos aos clientes que a Padaria Monte Líbano foi reconhecida como a melhor do ramo em uma das categorias do Prêmio Gourmet Vip 2018, da Rede Vitória. Com seis lojas espalhadas pela Grande Vitória, a rede já está há 55 anos no mercado.

Para o sócio-proprietário da padaria Flávio de Castro Mendes, a valorização do cliente, os investimentos em treinamentos da equipe e a oferta de produtos diversos são a receita para o reconhecimento. "O consumidor tem buscado cada vez mais produtos de qualidade e nós atendemos neste seguimento. A premiação mostra que estamos aliados com às exigências do consumidor", ressaltou.



 

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