Geral

Enem: prova de estudante do ES é marcada para escola de Brasília

Ele afirma que preencheu todos os dados corretamente na hora da inscrição e que solicitou ao Inep a correção. No entanto, ainda não obteve retorno

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

No próximo domingo (04), milhares de estudantes realizarão a primeira fase das provas do Enem. Após meses de preparação, estudos e expectativa, é chegada a hora tão esperada. Na última semana, o Ministério da Educação divulgou os locais onde cada estudante deve realizar a prova.

Normalmente, o local de prova é escolhido com base no município de residência do inscrito, podendo ser até em municípios vizinhos. No entanto, o estudante Rodolfo Nague de Souza, 17 anos, teve uma surpresa ao fazer a consulta em seu cartão de inscrição. Apesar de morar no município de Vila Velha, o local de prova do jovem foi designado para Brasília, no Distrito Federal.

Segundo o estudante, a informação pegou ele de surpresa. Na tentativa de resolver a situação, ele entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização da prova, mas o problema ainda não foi solucionado. "Me inscrevi e coloquei todos os meus dados corretos. Depois do erro, entrei em contato com eles e disseram que entrariam em contato comigo, mas até agora nada", disse.

Rodolfo disse que ligou para o Inep logo após verificar a informação. Ele deve fazer a prova pela primeira vez e aguarda uma solução. "Entrei em contato no mesmo dia, mas não me atenderam. Falei com eles o que tinha acontecido. Eles falaram que foi um erro deles e iria colocar o caso na urgência. Retornei para ver, mas não tinham resolvido", conta.

O estudante espera conseguir realizar a prova. Caso contrário, se o problema não for solucionado, vai procurar seus direitos. Ele acredita que o caso possa render um processo por danos morais. "Pretendo tomar as devidas providências. É meu direito fazer a prova e não posso sair prejudicado", afirma.

No Twitter, o estudante fez uma publicação relatando o ocorrido e solicitando a colaboração. A postagem já recebeu diversos compartilhamentos. Veja:

A reportagem do jornal online Folha Vitória entrou em contato com a assessoria do Inep para saber o que realmente aconteceu, mas a demanda não foi respondida até a publicação desta matéria.

Provas do Enem

O Ministério da Educação (MEC) alerta os estudantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 que a partir do primeiro dia da aplicação das provas, 4 de novembro, o país terá quatro fusos horários diferentes. Devido ao horário de verão, que entrará em vigor no mesmo dia da prova, os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos Estados. A segunda etapa das provas será aplicada em 11 de novembro.


Pontos moeda