Geral

Facebook assume que dados de brasileiros foram roubados

Rede social enviou um alerta aos internautas sobre o vazamento de informações pessoais como e-mail, telefone e localizações recentes

Pablo Marques, do R7

O Facebook enviou um alerta direcionado aos usuários brasileiros após o vazamento de dados de 30 milhões de contas no fim de setembro. A rede social de Mark Zuckerberg assume que foram hackeadas informações pessoais como nome, e-mail, telefone e localizações recentes.

O ataque teria ocorrido, do dia 14 ao dia 27 de setembro, por uma brecha de segurança no sistema de obtenção de tokens, que funcionam como chaves digitais de acesso aos perfis. As investigações até o momento não identificaram os responsáveis pelo crime.

A ação foi descoberta em 25 de setembro e cerca de 90 milhões de usuários no mundo todo foram deslogados de suas contas por medida de segurança. A empresa também invalidou tokens de acesso para tentar conter o vazamento de dados.

Segundo as orientações do Facebook, não é necessário fazer a alteração da senha para se proteger. Um link foi disponibilizado para que cada pessoa possa confirmar se foi afetada durante a invasão da plataforma.

Outros vazamentos

Em março deste ano, foi revelado o escândalo envolvendo o vazamento de dados de mais de 87 milhões de usuários, incluindo mais de 440 mil contas do Brasil.

As informações coletadas de maneira irregular pela consultoria britânica Cambridge Analytica teriam sido utilizadas para montar uma estratégia de campanha de Donald Trump, em 2016. O plebiscito do Brexit, realizado no mesmo ano, também pode ter sido influenciado pela empresa. 

Pontos moeda