Morte irmãos carbonizados

Geral

Familiares e amigos realizam protesto em frente ao Fórum de Linhares

Rainy Butkovsky, de 31 anos, pai de Kauã está no local

Foto: Andre Vinícius Carneiro
A mãe de Thayná também está no local

Familiares e amigos de Joaquim Alves Salles, de 3 anos, e Kauã Salles Butkovsky, de 6 anos, realizaram uma manifestação em frente ao Fórum de Linhares na manhã desta terça-feira (23). Um policial pediu, pacificamente, que eles se afastassem da entrada. Não houve registro de confusão.

A Justiça do Espírito Santo recebeu, no dia 18 de junho, a denúncia feita pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Linhares, contra Georgeval Alves e Juliana Sales. O MPES também pediu a prisão preventiva deles, por prazo indeterminado, pelos crimes de duplo homicídio, estupros de vulneráveis e fraude processual. Georgeval responderá ainda pelo crime de tortura.

O pai de Kauã, Rainy Butkovsky, de 31 anos, conversou com a imprensa nesta terça-feira (23). "Fizemos um ato em frente a casa mais cedo. O ato realizado lá, e aqui (no Fórum) são por nossas crianças. Os monstros estão a solta", disse.

Assista:

O crime

Joaquim Alves Salles, de 3 anos, e Kauã Salles Butkovsky de 6 anos, morreram em um incêndio no dia 21 de abril deste ano, em Linhares. Georgeval, que é pai de Joaquim e padrasto de Kauã, foi acusado pelo Ministério Público do Espírito Santo de estuprar, agredir e queimar as crianças ainda vivas. Ele foi preso uma semana após o crime e segue detido no Centro de Detenção Provisória de Viana.

Apesar de Juliana, mãe dos irmãos, não estar na casa na noite do crime, ela também foi presa porque, segundo denúncia do Ministério Público, foi omissa e sabia dos abusos que as vítimas sofriam. Juliana foi detida em Minas Gerais e depois transferida para o presídio feminino de Cariacica.

Também serão realizadas audiências em São Mateus e em Minas Gerais, estado onde Juliana foi presa. As testemunhas serão ouvidas por 'carta precatória', instrumento utilizado pela Justiça quando existem indivíduos em comarcas diferentes. É um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca.

A audiência de instrução é a sessão na qual são produzidas grande parte das provas orais do processo. São ouvidas as partes (réus e acusação) e suas respectivas testemunhas.

Fórum em Linhares

A audiência desta terça-feira (23) será realizada no Fórum Desembargador Mendes Wanderley, localizado no bairro Três Barras, em Linhares, no norte do Espírito Santo.

Na tarde desta segunda-feira (22), a reportagem do Folha Vitória entrou no salão, localizado no térreo do Fórum, onde será realizada a audiência. As testemunhas serão ouvidas no Tribunal do Júri, local onde, via de regra, é realizado júri popular. Apesar de não ser comum nesta fase do processo, o procedimento é normal pela quantidade de testemunhas arroladas.

Na entrada da sala e nas paredes, um aviso alerta: o uso de celulares durante a sessão é proibido. Gravar sons e imagens também não é permitido. Além do juiz responsável pelo caso e do promotor de Justiça, também estará na sessão um membro da equipe de taquigrafia, para transcrição da sessão.

Pontos moeda