Geral

Hospital Geral de Cariacica terá 400 leitos e capacidade para realizar 8.200 atendimentos por mês

O hospital será uma unidade de atendimento adulto e infantil, com serviço de maternidade e com pronto-socorro clínico e cirúrgico

Foto: Divulgação

A publicação do edital de licitação para a construção do Hospital Estadual Geral de Cariacica foi assinada na manhã desta segunda-feira (22), no gabinete do governador Paulo Hartung. O hospital será uma unidade de atendimento adulto e infantil, com serviço de maternidade e com pronto-socorro clínico e cirúrgico e terá 400 leitos no total. Contará com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 50 leitos e mais 30 leitos de cuidados semi-intensivos. 

Além disso, contará com uma Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip) com 10 leitos, uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) com 10 leitos, uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (Ucin) com 15 leitos e uma Maternidade com 40 leitos que será referência para gestação de alto risco e risco habitual. O hospital disponibilizará 125 leitos de enfermaria, 120 de retaguarda para receber pacientes encaminhados de outros hospitais e um centro cirúrgico com seis salas de cirurgia.

O Hospital Estadual Geral de Cariacica contará com as seguintes especialidades: clínica médica, neurologia, nefrologia, cirurgia geral, maternidade, cirurgia de cabeça e pescoço e terá capacidade para realizar 8.200 atendimentos por mês, só no pronto-socorro.

O empreendimento será uma referência importante na arquitetura hospitalar sustentável no Brasil. Uma das marcas do projeto arquitetônico do hospital é a criação de espaços que integram o paciente com a natureza. Também são aspectos importantes a utilização de programas de eficiência energética, com coletores solares e outros equipamentos, reúso de água, controle de resíduos, destinação e controle de esgoto, além do sistema de climatização totalmente automatizado, com filtros especiais para os diferentes ambientes.

Perfil técnico
Área do Terreno 35.842,00 m2
Área construída 37.976,67m2
Valor estimado (obra + equipamentos) R$ 280 milhões
Prazo de execução 48 meses
Publicação do edital da obra Outubro/2018
Previsão de início da obra 1º Semestre/2019
Geração de empregos 1,2 mil (400 diretos)

Atendimento
Pronto-Socorro 8.200 pessoas/mês
Diárias de UTI 30.000 diárias/ano
Diárias de UTIN 33.000 diárias/ano
Maternidade 22.000 diárias/ano
Clínicas 34.000 diárias/ano
Número de vagas de veículos: 382

O edifício é composto por:
1º pavimento (térreo): pronto-socorro, pronto atendimento, centro de diagnóstico, hospital dia e centro cirúrgico;
2º pavimento: maternidade, centro obstétrico, pronto atendimento obstétrico, entrada social do hospital e maternidade;
3º pavimento: UTI pediátrica e neonatal, internação pediátrica;
4º pavimento: administração, diretoria, centro de estudos, laboratórios, praça de convivência, infraestrutura predial;
5º e 6º pavimentos: UTI adulto;
7º e 8º pavimentos: internação.

Pontos moeda