Geral

Imagens aéreas mostram detalhes da construção do Atlântica Parque em Camburi

A nova área de lazer e esportes vai abrigar campo de futebol, pistas de skate e de bicicross

Foto: Reprodução / Facebook

Diversas imagens ganharam as redes sociais dos capixabas nos últimos dias. Feitas com o auxílio de um drone, elas mostram detalhes das obras de construção do Atlântica Parque, localizado no final da orla da Praia de Camburi, em Vitória.

Iniciadas em abril deste ano, a previsão de entrega é para dezembro. A nova área de lazer e esportes vai abrigar campo de futebol, pistas de skate e de bicicross, além de playgrounds, áreas para musculação e ginástica funcional, espaço para pets, decks, mirantes e áreas livres com árvores, pergolados, jardins e bancos. 

As imagens publicadas nas redes sociais mostram detalhes da construção da pista de skate, parte muito aguardada pelos praticantes do esporte, por ser uma das maiores do Espírito Santo. Todo o espaço será gratuito e aberto ao público. O parque será administrado pela Prefeitura de Vitória.

Foto: Reprodução / Facebook

O local vai abrigar equipamentos esportivos gratuitos e a céu aberto. Uma das novidades do local é que será totalmente acessível a pessoas com dificuldades de locomoção, além de contar com árvores já transplantadas em tamanho grande nas áreas de convivência, para garantir mais conforto aos frequentadores.

O projeto do Atlântica Parque contou com a participação da comunidade desde o início. Seu nome foi escolhido em votação online com mais de 12 mil acessos. Antes mesmo disso, o projeto, que até então era focado nas áreas de esportes, foi redesenhado com base no resultado de uma pesquisa feita com mais de 500 moradores e frequentadores da região, e ganhou mais equipamentos de lazer e convivência.

Termo de Compromisso Ambiental

O projeto faz parte das ações de recuperação da região norte da praia de Camburi que estão sendo realizadas pela Vale, através de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.

O termo prevê, ainda, como principal ação, a recuperação da faixa de areia no extremo norte da praia e a construção de um outro espaço, o Parque Costeiro, voltado para educação ambiental, cujos projetos estão em elaboração.

Os objetivos, premissas e o escopo dos parques foram definidos pela Prefeitura de Vitória e pela Vale. A partir dessa definição, estão sendo desenvolvidos os projetos executivos detalhando cada ação.

O projeto para a recuperação da faixa de areia já foi entregue para avaliação dos órgãos ambientais. Ele será executado conforme recomendação técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Pontos moeda