ADOTE UMA CAUSA

Geral

Instituto Americo Buaiz promove ação solidária em instituição social na Grande São Pedro

Durante a manhã deste sábado (20), eles participaram de oficina de origami, circuito esportivo de quadra, futebol e atividades lúdicas na FBPC

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Um sábado com muitas brincadeiras, oficinas e esporte. Foi desta forma que os voluntários do Instituto Americo Buaiz tornaram a manhã de aproximadamente 140 crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC) ainda mais especial. 

A ação voluntária, em comemoração ao Dia da Criança, faz parte das ações promovidas pelo IAB em parceria com a Fundação que presta serviços à comunidade da Grande São Pedro, em Vitória.

Os voluntários do Instituto Americo Buaiz, que atuam no Centro de Distribuição da Buaiz Alimentos, alcançaram doações para o lanche, doaram e confeccionaram lembrancinhas, produziram pipas e organizaram brincadeiras. 

Durante o evento, crianças e adolescentes participaram de oficina de origami, circuito esportivo de quadra, futebol e atividades lúdicas. Além disso, se divertiram com pintura de rosto, cama elástica e um campeonato de skate.

Foto: Divulgação
A equipe da Fundação, do Instituto Americo Buaiz e voluntários do evento deste sábado

Ação voluntária 

Segundo a gerente executiva do IAB, Cristina Barbiero Moraes, o evento teve a participação de diversos voluntários. "Proporcionamos uma manhã bem legal para as crianças e adolescentes que participam da Fundação Beneficente Praia do Canto. A vibração dos voluntários em poder ajudar a causa e a possibilidade de  promover momentos de lazer e aprendizado para as crianças é gratificante". 

Entre os voluntários estavam o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Areia, Índio, e o professor de educação física, Paolo Cesar Medeiros Pretti, que desenvolveram um circuito esportivo. Os profissionais atuam no Instituto Toque de Prima, e realizam um trabalho com crianças e adolescentes no Tancredão, na região de Santo Antônio, em Vitória.

Foto: Divulgação

De acordo com a coordenadora de projetos da FBPC, Mayara Rocha, o sentimento é de felicidade em razão da realização de um dia de lazer para as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. "Em nome da fundação agradeço ao Instituto Américo Buaiz e a todos os parceiros que, com muito carinho, ajudaram a realizar o evento deste sábado". 

Solidariedade

E teve também um repasse de solidariedade: livros arrecadados para o Instituto Ponte no Shopping Vitória foram doados à Fundação Beneficente Praia do Canto, por atenderem melhor à faixa etária do público da Fundação. A doação foi um pontapé inicial para a criação de uma biblioteca na instituição.

Campanha de Arrecadação 

Segue até o próximo dia 28 de outubro a campanha de arrecadação de materiais escolares novos ou em bom estado de conservação no Shopping Vitória. Para doar, basta procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), na entrada principal do Shopping Vitória.

Outros tipos de doação, financeiras ou de voluntariado, podem ser realizadas por meio do site da Fundação Praia do Canto ou do Instituto Americo Buaiz, onde está descrito as funções necessárias para voluntários.

A Fundação

A Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos de caráter social, esportivo e educacional. Fundada pela Igreja Batista da Praia do Canto em 1983, a Fundação vem prestando serviços à comunidade da Grande São Pedro, com atendimento a crianças, adolescentes, jovens e adultos. 

A FBPC promove atividades que colaboram com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O público atendido é composto por famílias em situação de risco, vulnerabilidade social e situação econômica de baixa renda.

Atendimento

A Fundação atende aproximadamente 120 crianças e adolescentes por dia, na faixa etária de 7 a 15 anos, sempre no contra turno escolar. Cada um deles recebe duas refeições e participa de oficinas de coral, música, teatro, esportes de quadra, skate e jiu-jitsu, como parte do desenvolvimento cognitivo, artístico, cultural e motor dos atendidos. 

A fundação fica localizada na Rodovia Serafim Derenzi, n° 5035, no bairro São Pedro III, em Vitória. Ela funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17 horas. 

Pontos moeda