Geral

Levantamento aponta Vitória como a melhor cidade para investir em negócios no Brasil

A capital capixaba alcançou 13,80 pontos no estudo e ficou à frente de cidades como São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP)

Foto: Divulgação
Vitória foi considerada a melhor cidade para investir em negócios no País, segundo levantamento

Vitória foi a cidade mais bem avaliada no ranking 2018, elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame, que apontou os 100 melhores municípios com mais de 100 mil habitantes para investir, empreender e negociar. A capital capixaba alcançou 13,80 pontos e ficou à frente de cidades como São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP).

Vitória liderou o primeiro levantamento, em 2014, e caiu para a 7ª posição no ano seguinte. Alguns fatores contribuíram para que a capital capixaba voltasse a ser destaque. Na cidade, 35% dos trabalhadores formais têm diploma universitário, ante 21% da média brasileira. Isso faz com que a renda média seja 40% superior à do restante do País e chegue a R$ 3,8 mil por mês.

Com uma população com maior poder de consumo, Vitória é um mercado promissor para o segmento imobiliário. No campo dos imóveis comerciais, o número de lançamentos, que havia sido de 212 unidades em 2015 e caído para 75 no ano seguinte, subiu para 209 este ano.

Em 2012, eram necessários 120 dias para uma empresa se estabelecer em Vitória. De acordo com a prefeitura, a meta é abreviar o processo de abertura de uma empresa para 15 dias até 2020.

"Nosso desafio diário é tornar a cidade amiga de quem quer empreender. Passamos de 5,5 mil empreendedores individuais formalizados em 2012 para cerca de 20 mil em 2017. A cidade se desponta no Brasil como um grande destino para quem quer trabalhar, viver e visitar", ressaltou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Levantamentos

Desde 2014, foram elaborados cinco levantamentos pela Urban Systems, considerando indicadores em quatro frentes: desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Na categoria "capital humano", Vitória é a primeira colocada, com 5,699 pontos.

Pontos moeda