Geral

Semáforos na capital são inteligentes? O Folha Vitória foi conferir a opinião de pedestres

Segundo a PMV, os semáforos estão sincronizados conforme a necessidade do local, sendo definidos de acordo com o número de veículos, pedestres, ciclistas e ônibus

Ana Julia Chan *Estagiário , Gustavo Fernando , Marcela Cota

Redação Folha Vitória
Vitória conta com 222 conjuntos semafóricos (cruzamento) com um total de 1.745 semáforos

Você já ficou muito tempo preso em um semáforo esperando o sinal verde? Ou teve que aguardar o sinal vermelho para os carros e assim conseguir atravessar a rua? O jornal online Folha Vitória esteve em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, um dos lugares com o maior fluxo de pedestres e automóveis da capital, para entender um pouco sobre o funcionamento dos semáforos e conversar com os pedestres que diariamente passam pelo local. 

Na avenida Getúlio Vargas, enquanto o semáforo para os veículos permanece no verde por cerca de 2 minutos e 40 segundos, para os pedestres, o tempo de travessia é de apenas 15 segundos. 

De acordo com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), atualmente a cidade de Vitória conta com 222 conjuntos semafóricos (cruzamento) com um total de 1.745 semáforos. Desse total, cerca de 1.376 estão conectados à Central Semafórica permitindo maior controle, denominados “semáforos inteligentes”, que garantem maior fluidez ao trânsito durante todo o dia.

Você sabe o que é semáforo inteligente?

Segundo a Setran, os semáforos funcionam por meio de um sistema inteligente e todos estão sincronizados conforme a necessidade do local, sendo definidos de acordo com a quantidade de veículos, pedestres, ciclistas e ônibus. O sistema também considera a estrutura da via, as transições veiculares em cada cruzamento, tipo de ciclo e tempo de travessia de pedestres.

A partir da contagem feita pelos laços indutivos, que fazem a contagem de quantos veículos estão trafegando em tempo real, o controlador se programa automaticamente, de acordo com a demanda de carros da via. Dessa forma, se uma via está recebendo muitos veículos em um determinado momento do dia, ajustes automáticos são feitos, por meio dos sinais, para que o tempo de onda verde dessa via com um grande fluxo seja prolongado.

Pontos moeda