Geral

Alerta máximo: Japão pode enfrentar a 'tempestade mais forte da terra', prevê meteorologia

A Agência de Meteorologia do Japão classificou o fenômeno como grau 5, o pior e mais devastador da escala de destruição

Foto: Divulgação

Meteorologistas no Japão alertam que um supertufão deve atingir uma ampla área do país, desde o oeste até o norte, no próximo fim de semana. A previsão do tempo indica rajadas de vento acima dos 240 km/h.

A Agência de Meteorologia informou que, na manhã desta quarta-feira (9),o Hagibis foi classificado como grau 5, o pior e mais devastador da escala de destruição de um fenômeno do tipo.

Já a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos dá um tom ainda mais dramático da situação: “A tempestade mais forte da Terra no momento”. A agência informou ainda que o Hagibis ganhou intensidade rapidamente em um período de 24 horas. 

O professor Kazuhisa Tsuboki, da Universidade de Nagoya, disse que é raro um tufão ganhar tanta intensidade em apenas um dia. Ele atribui a velocidade do tufão ao fato de ele ter atravessado áreas nas quais a temperatura da água do mar era elevada.

Tsuboki alerta para a possibilidade de o Hagibis manter a intensidade enquanto se aproxima do Japão, já que a temperatura dos mares ao redor do país se encontra mais elevada do que a média.


Pontos moeda